Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 23º

Alentejo leva 160 vinhos à maior feira vitivinícola do mundo

Trata-se de um evento que acontece em Düsseldorf, na Alemanha, entre 10 e 12 de março, foi hoje anunciado.

Alentejo leva 160 vinhos à maior feira vitivinícola do mundo
Notícias ao Minuto

15:46 - 28/02/24 por Lusa

Lifestyle Vinho

Vinte e um produtores de vinho do Alentejo participam na edição deste ano da ProWein, considerada a maior feira vitivinícola do mundo, que vai ter lugar em Düsseldorf (Alemanha), entre 10 e 12 de março, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) revelou que vai marcar presença no certame, sendo a região representada este ano por 21 produtores e 160 vinhos em prova.

Leia Também: Novo festival quer elevar combinação entre vinho de talha e gastronomia

"Este ano, o Alentejo estará em peso neste certame", frisou a CVRA, destacando que, pela primeira vez, também irá participar na iniciativa a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA).

Uma aliança para que, "além dos vinhos, também a excelência do enoturismo da região esteja em destaque", disse a comissão vitivinícola. No que à CVRA diz respeito, lembrou o presidente da comissão, Francisco Mateus, este será o 16.º ano de participação na ProWein.

A feira, considerada "a maior do mundo" nesta área, constitui "sempre uma mais-valia para espelhar numa montra internacional o que de melhor se produz em Portugal no setor vitivinícola".

"Tendo sempre em mente que nestes eventos estão presentes tanto produtores como outros 'stakeholders', o nosso objetivo passa por reforçar a notoriedade da região, tanto ao nível da excelência dos nossos néctares, como pela oferta dos enoturismos", reforçou Francisco Mateus.

Em 2023, o certame contou com 6.000 expositores, oriundos de 60 países, e recebeu 49.000 visitantes, de 141 nacionalidades distintas.

A CVRA, criada em 1989, é responsável pela proteção e defesa da Denominação de Origem Controlada (DOC) Alentejo e da Indicação Geográfica Alentejano, certificação e controlo da origem e qualidade, promoção e fomento da sustentabilidade.

Leia Também: Enóphilo Wine Fest realiza-se pela primeira vez no Algarve

A comissão vitivinícola lembrou que o Alentejo é líder nacional em vinhos certificados, com cerca de 40% do valor total das vendas num universo de 14 regiões vitivinícolas em Portugal.

Com uma área de vinha superior a 23.000 hectares, 30% da sua produção é exportada para cinco destinos principais: Brasil, Suíça, Estados Unidos da América, Reino Unido e Polónia.

O Alentejo é uma das duas únicas regiões do mundo que produz Vinho de Talha há mais de 2.000 anos.

A região é ainda detentora de uma iniciativa pioneira, o Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo, que tem como objetivo melhorar as práticas utilizadas nas vinhas e adegas, produzindo uvas e vinho de qualidade e economicamente viáveis.

Leia Também: Douro vence maioria dos prémios Top 10 Vinhos Portugueses

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório