Está com duas doenças ao mesmo tempo e estes sinais são a prova

A verdade é que pode estar a ser 'atacado' por dois vírus distintos, por exemplo. Vários especialistas revelam como identificar se é isto que se está a acontecer consigo.

Notícia

© Shutterstock

Notícias ao Minuto
22/02/2024 08:29 ‧ 22/02/2024 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Saúde

Está doente há mais tempo do que é normal? Os sintomas parece que duram mais do que é costume? Estamos numa fase forte de gripes e constipações, mas pode dar-se o caso de estar a lidar com duas doenças ao mesmo tempo. Existem alguns sinais que o comprovam.

O agregador de blogues Huffpost falou com vários médicos e especialistas para tentar perceber melhor esta questão. Em causa estão, por exemplo, vários sintomas que parecem não estar relacionados. "Muitas vezes não sabemos se temos duas infeções porque há uma grande sobreposição de sintomas", refere a médica Larissa Pisney.

Leia Também: Novo spray pode ajudar a combater vírus como a gripe e o SARS-CoV-2

Voltar a ter febre depois de já ter melhorado é outro dos pontos a que deve estar atento.
"Enquanto a infeção está a ser combatida e o corpo tenta curar, a doença poderá migrar para que uma nova zona mais saudável", explica o médico Joseph Khabbaza.

Depois de ter sido, ou estar, infetado com Covid-19, gripe, constipações ou outro tipo de infeção, fica mais suscetível a outras infeções secundárias.

"Às vezes, as bactérias regulares nas vias respiratórias entram no organismo e vão um pouco mais além", continua Joseph Khabbaza.

Pode também voltar a apresentar sintomas de infeções que teve anteriormente. "Existem problemas que podem permanecer adormecidos no corpo por muito tempo e reaparecer mais tarde, como os vírus do herpes", revela o professor de medicina Stuart Ray.

Leia Também: Covid-19. Novo estudo alerta para efeitos raros das vacinas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas