Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 18º

Victor Gio. A marca de calçado para bebés que foi criada por pai e filho

Vitor Mendes já trabalhava na área do calçado. O filho, Lucas Mendes, incentivou-o para criarem um negócio juntos. Assim nasceu esta nova marca portuguesa e sustentável.

Há mais de 35 anos que Vitor Mendes, de 49 anos, trabalha na área de produção de calçado. Em 2010, terminou um pequeno negócio de calçado infantil que tinha desenvolvido. No passado verão, o filho, Lucas Mendes, de 22 anos, incentivou o pai a voltar a ter um negócio próprio com sapatos para bebés e crianças. No final de 2023, criaram juntos a Victor Gio, com produção sustentável, artesanal e portuguesa.

"É uma oportunidade para tentar algo novo e diferenciado. Verificámos algumas lacunas no que diz respeito à disponibilidade de produtos desta categoria, de calçado artesanal para bebé", explicam ao Lifestyle ao Minuto em mais uma rubrica Feito em Portugal.

Apesar de Lucas Mendes ser formado em psicologia organizacional e trabalhar na área de recursos humanos, fez também vários projetos extra como gestor de marketing e designer. É muito nesse campo que está também envolvido na nova marca.

O design do calçado é pensado e projetado pelo pai, Victor Mendes. A escolha dos materiais e das cores é algo que fazem juntos.

Leia Também: Punchies. Estas águas de colónia resistem "às aventuras das crianças"

A Victor Gio está sediada em Felgueiras. É lá que acontece toda a produção de forma manual e sustentável. Não há máquinas em todo o processo e optam, preferencialmente, por materiais naturais, como algodão, lã, caxemira.

"Os atacadores são de algodão cru, sem tingimentos e encerado. Já as solas são fabricadas com material reciclado e a embalagem com cartão reciclado." Um par de sapatos pode demorar 40 minutos a ser feito.

"Usamos uma paleta de cores neutra e tentamos que os nossos designs sejam o mais neutros possível. Os nossos modelos podem ser usados, todos eles, quer por meninas, quer por meninos, fugindo às cores e aos designs convencionais."

Nesta fase inicial do projeto têm calçado entre os números 15 e 26, ou seja, entre os quatro meses e os quatro anos. Os preços variam entre os 31 e os 38,50 euros, dependendo dos modelos e dos tamanhos.

“O nome é uma recriação do nome do dono da marca, mas em italiano. Seria Victor Giuseppe e adaptámos para algo mais curto, daí Victor Gio”, continuam

É através do site da marca que os modelos podem ser encomendados. Um dos objetivos é ter o calçado disponível também em algumas lojas físicas. Neste momento, é o modelo Nuvem que está entre os mais procurados. Junta as cores bege e branco. 

O foco é o calçado, mas pai e filho não descartam a hipótese de alargar a oferta dentro de algum tempo. "À medida que a marca vá crescendo, temos a expectativa de trazer novas vertentes como roupa de criança e bebé, acessórios e bijuteria.”

Percorra a galeria para conhecer alguns dos modelos da Victor Gio.

Leia Também: Panacota. É uma marca portuguesa de joias e vale ouro, com certeza

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório