"Para otimizar os resultados da lavagem e da secagem, é essencial que a água e o detergente cheguem a todos os cantos e recantos. Ou seja, encha a máquina, mas não a sobrecarregue", recomenda a Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.
Os recipientes de plástico, por exemplo, devem ficar na posição vertical, "para não acumularem água", e no tabuleiro superior. "A probabilidade de se danificarem é menor, dado que a função de aquecimento, regra geral, mora na parte inferior", explica a Deco.
Leia Também: Já não precisa de passar a ferro. Descobrimos um truque fabuloso
Por sua vez, as facas deverão ser colocadas no recipiente dos talheres com a ponta para baixo, "para não se magoar quando as tirar". Além disso, "devem ainda ser intercaladas com garfos e colheres".
Já copos, chávenas e pequenas taças "devem ser colocados para baixo" e, "de preferência, no tabuleiro superior, pois o jato de água não é tão forte". "Pratos de diferentes tamanhos devem ser colocados de forma intercalada, de modo a criar mais espaço para a água passar e lavar melhor", e, por fim, "coloque tachos, panelas e companhia, bem como outros objetos mais resistentes e sujos, como assadeiras, no tabuleiro inferior", pois "aqui beneficiam da ação total dos jatos de água, geralmente mais fortes.
"Tente encaixar as peças de maiores dimensões, como travessas, tábuas de corte e frigideiras grandes, na parte de trás ou lateral da máquina, para não bloquearem a passagem dos jatos emitidos por baixo do cesto", pode ler-se no mesmo artigo.
Leia Também: Menos um problema! Há uma mistura que elimina o fedor a urina do WC