É possível que o hálito desagradável seja um sintoma destas condições
Esteja atento!

© Shutterstock

Lifestyle Saúde
Já quase toda a gente acordou com mau hálito. É algo completamente normal. Mas, em alguns casos, este problema tão incómodo pode ser um sinal de que algo não está bem com as suas bactérias intestinais. Sabia?
De acordo uma nova investigação, feita na OMED Health, empresa de testes de saúde intestinal, e citada no Huffpost, agregador de blogues, o cheiro a "ovo podre" consegue fornecer informações valiosas sobre o estado do seu intestino.
Leia Também: Acidentes acontecem... Mas e quando envolvem a saúde oral dos miúdos?
Caso não saiba, o cheiro desagradável está associado com um gás produzido por bactérias específicas no seu intestino, chamado sulfureto de hidrogénio. Trata-se de uma presença habitual, e normal, no hálito, mas os níveis elevados deste gás têm sido associados a várias doenças digestivas graves, explicam os investigadores.
"Concentrações elevadas de sulfureto de hidrogénio no intestino têm sido associadas a várias doenças digestivas, incluindo doenças inflamatórias do intestino, como a doença de Crohn e a colite ulcerosa, e a síndrome do intestino irritável", explica a Nabeetha Nagalingam, cientista na Owlstone Medical e da OMED Health.
Leia Também: Mau hálito? Truques que resolvem o problema num instante
Isto acontece porque "as bactérias intestinais que produzem níveis elevados de sulfureto de hidrogénio podem danificar as células delicadas do cólon e o sulfureto de hidrogénio pode interferir com a capacidade das células intestinais de utilizarem energia. É a combinação destas reações que provavelmente provoca alguma da inflamação intestinal", observada nas doenças mencionadas anteriormente.
Pode ainda indicar um problema de crescimento excessivo de bactérias no intestino delgado e a a investigação descobriu que as pessoas com este problema têm, normalmente, uma maior proporção de sulfureto de hidrogénio no hálito do que as que não sofrem desta doença", acrescenta a investigadora.
Leia Também: Estes snacks são inimigos da saúde oral (cuidado!)
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários