É para tratar casos de prisão de ventre que os laxantes devem ser tomados. Ainda assim, nos Estados Unidos, por exemplo, têm sido relatados casos de pessoas que estão a tomá-los para emagrecer.
Alguns produtos do género chegaram mesmo a ficar indisponíveis em alguns espaços. Ao canal NBC vários médicos alertam para os riscos de estar a tomar este tipo de medicamentos para outros fins.
Leia Também: Sete alimentos altamente saciantes (e que ajudam a perder peso!)
"Se está a pensar usar laxantes para perder peso, a única coisa que está a fazer é a eliminar água e fezes, que não fazem parte da sua massa corporal", explica William Chey, chefe do departamento de gastroenterologia da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.
Pode também levar à pancreatite, uma doença que causa inflamação do pâncreas, mas também aumenta o risco de vir a ter pedras nos rins. E não é só.
"O abuso de laxantes desta forma pode causar desidratação, cólicas, náuseas, vómitos ou níveis baixos de potássio no sangue, o que pode aumentar o risco de ataque cardíaco", continua Lin Chang, especialista em doenças digestivas.
Leia Também: Conheça a melhor forma de correr na passadeira para perder peso