Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 18º

Pete Davidson usa cetamina no tratamento da depressão. Como funciona?

É um analgésico que, ao longo de muitos anos, foi considerado uma droga ilícita.

Pete Davidson usa cetamina no tratamento da depressão. Como funciona?
Notícias ao Minuto

11:38 - 30/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Recentemente, Pete Davidson, comediante americano, confessou que o seu tratamento contra a depressão inclui cetamina, um analgésico que durante muitos anos foi considerado uma droga ilícita, mas, em 2019, a FDA (Food and Drug Administration), nos Estados Unidos, aprovou a sua utilização em certos tratamentos de adultos com depressão. 

Durante anos, a cetamina foi conhecida como uma droga de festa que faz com que os utilizadores sejam inseridos em experiências eufóricas fora do corpo. Entretanto, cada vez mais estudos falam da cetamina como uma forma de aliviar os sintomas de depressão a curto prazo e, aliás, em menos de um hora, segundo o DailyMail. 

Leia Também: Sim, existem sintomas físicos de stress. Consulte a lista

Quando foi aprovada começaram a aparecer milhares de clínicas, nos EUA, onde as pessoas com um tipo de depressão mais difícil de tratar podem submeter-se a infusões intravenosas de uma versão refinada do medicamento com o acompanhamento de um psiquiatra. Tratamento que está disponível em várias clínicas privadas em Portugal. 

Existe ainda outra versão da cetamina, com aprovação da entidade americana, está disponível em spray com o nome esketamine, mas comercializada como Spravato.

Leia Também: Dicas que vão ajudá-lo a lidar com sintomas de ansiedade

Muitos dos tratamentos utilizados, hoje em dia, funcionam de forma semelhante, ou seja, têm como alvo os mesmos neurotrasmissores, a serotonina e a neuropinefria. Estes medicamentos são conhecidos coletivamente como inibidores seletivos da recaptação da serotonina (SSRI) e inibidores da recaptação da serotonina-norepinefrina (SNRI). Mas, mesmo com alterações, ao longo dos anos, o seu efeito estagnou. 

Já a cetamina combate os sintomas da depressão de uma forma diferente. Normalmente, os tratamentos convencionais aumentam os níveis de químicos naturais como a serotonina, mas a cetamina aumenta os níveis de glutamato, um neurotransmissor crucial para a regulação do humor, aprendizagem, memória e processamento de informação.

Aliás, recentemente, um estudo feito em Boston, sugeriu que as infusões de cetamina funcionam tão bem no tratamento da depressão grave como a terapia electroconvulsiva (ECT), a mais utilizada. 

Além disso, os investigadores da MindPeace Clinics, uma clínica de terapia com cetamina, citados no DailyMail, relatam que mais de 70% dos pacientes que utilizaram o medicamento durante um ano registaram melhorias no seu estado de espírito, com 40% a não apresentarem sintomas de depressão após 10 infusões de rotina do medicamento. Claro, mesmo assim, alguns médicos consideram uma opção perigosa

Leia Também: Os cinco hábitos que estão a afetar a sua saúde mental

--

Serviços telefónicos de apoio emocional em Portugal

SOS Voz Amiga (entre as 16 horas e as meia-noite) -  213 544 545 (número gratuito) - 912 802 669 - 963 524 660 

Conversa Amiga (entre as 15 e as 22 horas) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

SOS Estudante (entre as 20 horas e a uma da madrugada) - 239 484 020 - 915246060 - 969554545

Telefone da Esperança (entre as 20 e as 23 horas) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16 e as 23 horas) – 228 323 535

Todos estes contatos garantem anonimato tanto a quem liga como a quem atende. No SNS24 (808 24 24 24), o contacto é assumido por profissionais de saúde. Deve selecionar a opção 4 para o aconselhamento psicológico. O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Leia Também: Impulsividade e outros sintomas do transtorno de personalidade bordeline

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório