Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Venha daí conhecer estas cinco (maravilhosas) praias portuguesas

'Olha a onda, olha a onda'! Espreite uma mão cheia de praias para praticar surf. A lista é da autoria da Softboard Heroes, competição solidária de surf, patrocinada pela Prio.

Venha daí conhecer estas cinco (maravilhosas) praias portuguesas
Notícias ao Minuto

16:40 - 16/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Praias

São mais de 17 milhões os praticantes de surf em todo o mundo e cerca de meio milhão estão por cá. De acordo com a International Surfing Association (ISA), Portugal está entre os 10 países do mundo com mais praticantes da modalidade, com cerca de 900 quilómetros de costa a oferecer ondas o ano inteiro.

A pensar nisso, numa altura em que a procura por praias aumenta, a  Softboard Heroes, competição solidária de surf, partilha, em comunicado,  cinco praias, de Norte a Sul do país, para tirar o máximo proveito deste desporto.

Leia Também: Como descobrir câmaras escondidas num quarto de hotel ou alojamento

1- Praia de Ribeira D’Ilhas

Uma das paragens obrigatórias para todos os amantes de surf, a praia de Ribeira D’Ilhas acolhe surfistas nacionais e internacionais. Revestindo-se como um refúgio da modalidade, fica localizada numa região de excelência para a prática do 'desporto-rei' aquático: a Ericeira. Pelas suas condições geológicas e geográficas, é uma praia que permite a prática de surf durante todo o ano, com ondas que variam entre um e cinco metros, além de apresentar vários tipos de maré.

2- Praia Norte da Nazaré

Uma das mais famosas praias em Portugal e também uma das que mais destaque tem dado ao mundo do surf é a praia Norte da Nazaré. Ficou famosa por ter proporcionado uma onda de cerca de 24 metros, que permitiu ao surfista Garret MacNamara quebrar o Recorde Mundial do Guiness de ondas gigantes, em 2011. O norte-americano viria a bater o seu próprio recorde, na mesma praia, em 2013, surfando uma onda de 30 metros e contribuindo para a consolidação da Praia da Nazaré como uma das importantes 'pistas' de surf portuguesas.

Leia Também: Oito praias imperdíveis em Portugal para 'ir a banhos' este verão

3- Praia de Leça da Palmeira

Localizada no norte de Portugal, junto ao Porto, a Praia de Leça junta vários surfistas e inúmeras escolas de surf ao longo de todo o ano. Esta é uma praia conhecida pelas suas ondas potentes, com frequentes ondulações de três metros de altura, ainda que seja adequada para diferentes graus de dificuldade. A ocupar o top 5 das melhores praias para o surf, é escolha habitual para a realização de algumas das etapas da Liga Nacional de Surf, entre outras competições que por lá costumam passar regularmente.

4- Praia de Santa Cruz

Tendo já recebido inúmeros eventos de surf a nível nacional e internacional, a Praia de Santa Cruz localiza-se na zona Oeste do país, numa vila que respira surf, com várias escolas e hotéis dedicados à exploração deste desporto.

5- Praia da Arrifana

Ainda que as ondulações das praias algarvias nem sempre sejam as mais convidativas à prática do surf, existem algumas exceções e a Praia da Arrifana, junto a Aljezur, é uma delas. Descrita por muitos surfistas pela sua ondulação forte, veloz e frequente, a Praia da Arrifana é recomendada para surfistas com mais experiência, e ideal para conciliar férias com a paixão pelo surf.

Leia Também: Vá para fora cá dentro. Cinco destinos portugueses pouco concorridos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório