Meteorologia

  • 23 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Ansiedade nas férias? Siga estas nove dicas para um descanso merecido

A psicóloga Carolina Ferreira partilha algumas estratégias eficazes.

Ansiedade nas férias? Siga estas nove dicas para um descanso merecido
Notícias ao Minuto

08:00 - 12/08/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

As férias são um período muito aguardado por todos nós. Representam uma pausa merecida das rotinas diárias, uma oportunidade de desligar das preocupações e um momento para se reconectar consigo mesmo, família e amigos. No entanto, para muitas pessoas, este período pode ser motivo de muita ansiedade.

As expetativas, a rotina familiar, a logística de uma viagem, podem provocar mais ansiedade que bem-estar. Foi a pensar nisso que Carolina Ferreira, psicóloga juntou algumas estratégias para ajudá-lo a lidar com este período. "A vida profissional gerida em piloto automático parece dominar, e surge a necessidade de treinar o desacelerar. É determinante respeitar o seu tempo e privilegiar o autocuidado. A empresa/entidade mais importante da sua vida tem o seu nome", diz, sublinhando que é normal sentir ansiedade durante este período.

Leia Também: Solidão na era das redes sociais. Por que nos sentimos tão sós?

1- Durante as férias, é tentador abandonar as rotinas habituais, mas manter algumas pode ser benéfico. Tente, pelo menos manter horários regulares de sono, alimentação e de exercício físico.

2- Muitas vezes, a ansiedade surge de expectativas idealizadas. Esperámos muito tempo para ter este merecido descanso e queremos que tudo seja perfeito. Mas lembre-se de que as férias não precisam ser perfeitas e às vezes, as melhores memórias surgem de momentos espontâneos e imperfeitos.

3- Tire um tempo para si mesmo durante as férias. Permita-se ter momentos sozinho, de reflexão e balanço. Ler, caminhar, fazer meditação também ajudam a aliviar a tensão das férias.

Leia Também: E quando não está tudo bem? "Estigma face à doença mental ainda perdura"

4- Aproveite o tempo para a família e amigos já que este é altura perfeita para atividades em conjunto, jogos que unem todos, longas conversas, longe das redes sociais.

5- Mas evite a sobrecarga de eventos e atividades. É importante aproveitar este tempo para fazer algumas coisas que não são possíveis ao longo do ano, mas este é um momento para o descanso. O corpo e a mente precisam de uma trégua. É importante encontrar um equilíbrio entre as atividades e o sossego.

6- As férias também oferecem a oportunidade de retomar o contato com a natureza. O tempo ao ar livre, seja na praia ou na montanha, permite-nos reconectar com a natureza e isto tem efeitos terapêuticos tanto momentâneos, como para o resto do ano.

7- Durante as férias, temos a liberdade de escolher como investir nosso tempo, mas esta liberdade pode colidir com a liberdade dos outros. Planeie os momentos em família, com amigos de forma a ter também tempo para si e para as atividades que lhe trazem alegria. É muito importante trabalhar neste equilíbrio.

Leia Também: Saúde mental. Acesso a medicação "é sistematicamente diabolizado"

8- Se a ansiedade durante as férias se tornar esmagadora e interferir significativamente com a sua vida, não hesite em procurar ajuda profissional. Um psicólogo ou terapeuta pode ajudá-lo a desenvolver estratégias personalizadas para enfrentar a ansiedade.

9- Lembre-se que as férias são um momento de renovação. Para não sentir que elas vão acabar e não fez o que queria ou que não descansou o suficiente, negoceie o que quer. Estabelecer limites é tão importante durante este período como ao longo do ano.

Leia Também: Precisa de férias, mas não consegue 'desligar'. Está a par dos riscos?

--

Serviços telefónicos de apoio emocional em Portugal

SOS Voz Amiga (entre as 16 horas e as meia-noite) -  213 544 545 (número gratuito) - 912 802 669 - 963 524 660 

Conversa Amiga (entre as 15 e as 22 horas) - 808 237 327 (número gratuito) e 210 027 159

Telefone da Esperança (entre as 20 e as 23 horas) - 222 080 707 

Telefone da Amizade (entre as 16 e as 23 horas) – 228 323 535

Todos estes contactos garantem anonimato tanto a quem liga como a quem atende. No SNS24 (808 24 24 24), o contacto é assumido por profissionais de saúde. Deve selecionar a opção 4 para o aconselhamento psicológico. O serviço está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

Leia Também: Como descobrir câmaras escondidas num quarto de hotel ou alojamento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório