"A missão de proporcionar um estilo de vida saudável às crianças começa na barriga da mãe", segundo um artigo da Deco - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, onde se lê que "comer bem, através de uma alimentação equilibrada e variada, durante a gravidez, é essencial para o bom desenvolvimento da criança".
Leia Também: Faça estas seis mudanças fáceis para um verão saudável - e em boa forma
"É na barriga da mãe que o feto vai tendo contacto com os diferentes alimentos ingeridos." Depois, após o nascimento, a perceção dos sabores do leite , que variam consoante a alimentação da mãe, traduz-se numa das primeiras experiências sensoriais do bebé. "Aquando da introdução dos alimentos sólidos, a exposição precoce a frutas e vegetais pode ser importante nas preferências futuras das crianças."
Assim, "direcionar os mais novos para um estilo de vida saudável passa por trabalhar o seu paladar. Os pais têm um papel essencial nos hábitos alimentares dos filhos. E, neste processo, o exemplo é fundamental: se os pais não comem sopa, dificilmente a criança vai querer", conclui.
Leia Também: Oito trocas alimentares para emagrecer antes do verão (sem passar fome!)