São muitos os fatores que afetam o sono e, sim, o ambiente do quarto tem muita importância. Por exemplo, muitos recomendam que mantenha o espaço fresco, mas existem outros dicas muito úteis. Precisa de ajuda? Anita Yokota, terapeuta, designer e autora, falou com a revista Self e tem alguns conselhos.
Leia Também: Acabe de vez com as insónias com a ajuda destas seis dicas infalíveis
1- Faça mudanças nos seus hábitos tecnológicos
Já (quase) toda a gente sabe que a luz azul de dispositivos com ecrã tem um impacto muito negativo na saúde e, claro, no sono. Por isso, a especialista recomenda que mude os seus hábitos tecnológicos, criando uma estratégia de sono.
Por exemplo, em vez de tentar adormecer com a televisão, escolha sons mais "indutores de descanso", explica, como uma aplicação de meditação ou ruído branco. Não precisa de largar imediatamente o telemóvel. Estabeleça objetivos e comece a deixar o telemóvel longe de si durante a noite aos poucos.
2- Escolha um colchão mesmo confortável
De acordo com a especialista, o colchão faz toda a diferença, ou seja, não deve mesmo ser negligenciado. Se tem um com mais de oito anos, ou que lhe causa muitas dores, está na hora de comprar um novo. Faça o mesmo com as almofadas.
Não tem dinheiro para comprar um colchão novo? "Procure um protetor de colchão ou almofadas melhores para o ajudar", aconselha.
Leia Também: As gomas (docinhas) que prometem um sono reparador de oito horas
3- Tenha o quarto organizado
Desarrumação prejudica mais o sono do que muitos pensam. Por isso, a especialista, recomenda uma sessão semanal de limpeza e arrumação. Deite no lixo a tralha que se acumulou na sua mesinha de cabeceira, coloque a roupa suja no cesto e aspire os pelos do cão. "Quando faço isto, a divisão fica mais leve e mais aberta, o que me faz sentir mais descontraída", explica.
Livre-se do desnecessário, claro, mas aposte em objetos que ajudem a dormir melhor como uma máscara de olhos, remata a especialista.
Leia Também: Hábitos que estão a impedi-lo de dormir a noite inteira