Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

É seguro comer alimentos onde pousaram moscas? Nutricionista responde

É uma dúvida comum especialmente no verão. Por isso, falámos com Mariana Cortes, uma nutricionista, e descobrimos quais são, afinal, os perigos das moscas para a saúde dos humanos.

É seguro comer alimentos onde pousaram moscas? Nutricionista responde
Notícias ao Minuto

08:35 - 19/07/23 por Margarida Ribeiro

Lifestyle Entrevista

Durante o verão as moscas regressam com ainda mais intensidade. Porquê? "Segundo os especialistas, deve-se ao facto deste inseto se reproduzir mais facilmente em temperaturas elevadas, que facilitam a decomposição do material sobre o qual se desenvolvem", explica a nutricionista Mariana Cortes, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. Claro, além disso, no verão, "a comida apodrece com maior facilidade, o que aumenta a disponibilidade de alimentos para este inseto", acrescenta. 

Leia Também: Mais simples não há. Afaste as moscas de vez com algodão

Que perigos representam as moscas para a saúde dos humanos? De acordo com a nutricionista, "as moscas transportam diversas bactérias, fungos e vírus, dado que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente excrementos".

Então, ao pousarem em determinado alimento, "acabam por deixar sempre um rasto indesejado destes compostos que é impercetível a olho nu". Contaminação que acontece porque as moscas "vomitam para a comida de modo a conseguir digeri-la". Isto faz com que "as enzimas presentes na sua saliva, decomponham parcialmente o alimento, para que depois elas o possam digerir mais facilmente".

Leia Também: Com esta armadilha caseira consegue livrar-se das moscas

O risco de intoxicação, após um contacto breve, "é muito reduzido", mas ainda assim, "sabe-se que não é nulo", acrescenta a nutricionista. O nível de contaminação varia e "quanto mais moscas e mais tempo estiverem em cima da comida, maior é o risco". 

Mesmo assim, a nutricionista alerta que as moscas têm um papel no meio ambiente e não devem ser completamente exterminadas, "dado que fazem parte de uma cadeia alimentar e são o alimento de outros seres vivos". 

Leia Também: Mantenha as moscas longe de casa com este truque

Recomendações para manter as moscas longe dos alimentos:

  • "Mantenha os lixos sempre fechados e se possível vazios", especialmente, nos dias mais quentes; 
  • Coloque "uma tampa na sua fruteira" - o odor da fruta atrai os insetos;
  • "Armazene os alimentos em locais limpos e fechados";
  • "Mantenha as panelas com comida sempre fechadas, mesmo que se vá servir dentro de pouco tempo";
  • "Lave os utensílios de cozinha que ficam expostos na sua bancada ou pia, uma vez que as moscas e outros insetos podem pousar neles".

Finalmente, a nutricionista avisa que "não são apenas as moscas que carregam microrganismos, as formigas, assim como as abelhas, também apresentam risco de contaminação de alimentos".

Leia Também: A erva aromática que deve ter em casa se odeia moscas

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório