Durante o verão, amigos e família juntam-se para fazer churrascos, com muitas iguarias deliciosas no menu. Existem, no entanto, alguns erros a evitar que aumenta significativamente o risco de intoxicação alimentar e, em alguns casos, o de incêndio.
Muitos esquecem as regras essenciais de segurança na cozinha, nestas alturas, afirmou Mert Yashar, diretor da House of Worktops, no jornal DailyRecord. Por isso, enumerou alguns dos erros mais comuns, mencionando as suas consequências.
Leia Também: Não ofereça isto ao seu cão durante os churrascos de verão (é perigoso!)
1- Mantenha as carnes cruas e cozinhadas separadas
É um erro muito comum. Mesmo que a carne já esteja cozinhada, "não significa que seja seguro colocá-la numa superfície onde tenha estado previamente carne crua, já que isso causará contaminação", explica.
2- Não deixe a carne fora do frigorífico durante muito tempo
"É muito fácil perder a noção do tempo" nestas ocasiões mais animadas. Isto faz com que se cometa alguns erros como "deixar carne crua sem refrigeração durante um longo período de tempo, enquanto se espera que o grelhador aqueça, não manter os acompanhamentos cobertos para os proteger de bactérias ou insects e apressar-se a retirar a carne do grelhador antes de estar pronta".
Leia Também: Cinco dicas para ser o rei da grelha e assar as melhores sardinhas
3- Esteja atento ao que o rodeia para evitar incêndios
É mesmo importante. Por exemplo, no Reino Unido, os churrascos levam cerca de 1800 indivíduos a urgências todos os anos. Além disso, segundo a Royal Society for the Prevention of Accidents, citada no jornal, "a maioria dos acidentes com churrascos acontece em casa (78%) e não num local público".
4- Certifique-se de que o seu grelhador está limpo e tenha sempre água ou areia consigo
Deve criar o hábito de limpar sempre o grelhador assim que termina de cozinhar. Isto faz com que seja mais fácil eliminar a gordura e diminui o risco de contaminação entre alimentos.
O especialista aconselha que limpe as grelhas "assim que arrefecerem com uma escova de arame ou um esfregão", mas também que esteja atento "a quaisquer detritos que possam cair nas brasas enquanto os alimentos cozinham".
Afirma também que o grelhador deve ser colocado a pelo menos três metros de distância da sua casa e recomenda que tenha um balde de água ou areia consigo para "uma extinção de emergência".
Leia Também: Não deite fora as caixas dos ovos. Vão ser muito úteis para os churrascos