Por norma, há quem a peça apenas quando está mal disposto. Noutros casos, este tipo de água faz parte da alimentação diária. Há quem a beba regularmente, todos os dias. Será que existem problemas para a saúde?
Foi isso que a nutricionista Maddie Pasquariello tentou explicar em entrevista ao 'website' Well + Good. Em primeiro lugar, revela que é tão hidratante com uma água comum. No entanto, parte da diferença está no gás.
Leia Também: Há mais um motivo para mastigar (muito) bem os alimentos
"Os estudos epidemiológicos disponíveis não sustentam uma relação causal entre o consumo regular de bebidas com gás e a doença do refluxo gastroesofágico", explica.
A nutricionista cita ainda um outro estudo feito com mulheres na menopausa. "Os investigadores reconheceram que a melhora observada [nos níveis de colesterol] pode ser especificamente devida à ingestão adicional de sódio, já que as mulheres inicialmente apresentavam um teor relativamente baixo de sódio em suas dietas."
Ainda assim, será que é seguro beber este tipo de água todos os dias? "A principal preocupação que sinalizaria é a possibilidade de erosão do esmalte dentário, algo que tem sido bastante estudado", alerta.
"A água com gás tem um pH entre 4,9 e 5,5, enquanto que a água sem gás geralmente fica entre 6,9 e 7,5. Acredita-se que se beber água com gás várias vezes ao dia, todos os dias, ao longo dos anos, poderá correr um risco maior.”
A nutricionista refere para estar atento ao pH destas águas e também para evitar as que tenham adição de açúcar.
Leia Também: Beber água com limão tem vantagens. Conheça algumas