Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Há mais um motivo para mastigar (muito) bem os alimentos

Pela sua saúde!

Há mais um motivo para mastigar (muito) bem os alimentos
Notícias ao Minuto

07:26 - 01/06/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Sarah Berry, investigadora e professora associada do King’s College, de Londres, alerta que engolir a comida sem mastigar adequadamente não é nada benéfica. Pelo contrário, a longo prazo pode causar diabetes. "O cérebro precisa de tempo para perceber que está satisfeito. Estudos mostraram que a mente demora entre cinco a 20 minutos a perceber o que aconteceu na sua barriga", explicou a especialista no podcast ZOE Science and Nutrition.

Comer mais devagar e mastigar bem a comida aumenta a resposta das hormonas que 'mandam' no apetite, como a leptina, adiponectina e grelina, o que pode ajudar a manter um peso saudável. Por outro lado, comer rápido faz com que a pessoa ingira mais do que o necessário e isso resulta numa acumulação da gordura visceral (à volta dos órgãos).

Leia Também: Já dizia o ditado... O 'segredo' para melhorar a memória está nesta fruta

O simples hábito de comer rápido aumenta o risco de diabetes tipo 2, a mais frequente, e de problemas cardiometabólicos, que podem resultar em ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais. A Sarah Berry recordou um estudo de 2017, através do qual um cardiologista da Universidade de Hiroshima, no Japão, descobriu que aqueles que comem rápido têm quase o dobro de hipóteses de desenvolver síndrome metabólica.

"Designa-se por síndrome metabólica a coexistência, num mesmo paciente, de um perímetro de cintura aumentado (superior a 94 centímetros para os homens, e superior a 80 centímetros para as mulheres) e de duas situações patológicas seguintes: alteração da glicemia de jejum ou diabetes, hipertensão arterial e dislipidemia (triglicerídeos e ou HDL alterados)", pode ler-se no portal da rede de saúde CUF.

Leia Também: Doce adorado por muitos ajuda a evitar perdas de memória (mas não abuse!)

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório