Estudo sugere que misofonia é relativamente comum. Sabe o que é?
Investigadores, no Reino Unido, analisaram as respostas de 772 indivíduos a um questionário.
© Shutterstock
Lifestyle Saúde
De acordo com um novo estudo misofonia é algo relativamente comum. Aliás, mais especificamente, no Reino Unido, afeta cerca de um em cada cinco indivíduos, sugerem os cientistas. Caso não saiba, misofonia é uma condição na qual a pessoa reage de forma intensa e negativa a estímulos auditivos, nomeadamente, sons de alguém a mastigar, cheirar e até respirar.
Para chegarem a esta conclusão, os investigadores analisaram as repostas de um questionário partilhado com 772 indivíduos, amostra que representavam a população geral do país em fatores como sexo, idade e etnia.
Leia Também: Quase 300 mil portugueses têm anosmia. Sabe o que é? Cheira-nos que não
Com estas informações descobriram que apenas 13,6% dos indivíduos tinha ouvido falar sobre a doença e 2,3% se identificaram com a condição. Além disso, também concluíram que a misofonia era comum tanto em homens, como em mulheres, mas também que tende a manifestar-se menos com a idade.
Os cientistas também descobriram que raiva e pânico foram reações associadas a sons específicos. Irritação foi uma reação mais comum em toda a amostra.
Mastigar alto, engolir, ressonar e respirar alto frequentemente provocavam respostas emocionais negativas em toda a amostra. Investigadores consideraram que reações à respiração normal, passos e deglutição foram indicativas de níveis mais elevados de misofonia.
Leia Também: Cuidado com esta mudança na cera dos ouvidos. Pode ser uma infeção
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com