Diogo Jota evitou viagem de avião devido a pneumotórax. Médico esclarece

O Lifestyle ao Minuto falou com um médico pneumologista sobre a condição de saúde que levou Diogo Jota a evitar viagem de avião. Tinha sido recentemente operado a um pneumotórax. Quais os riscos que corria.

MADRID, SPAIN - MARCH 15: Diogo Jota of Liverpool FC runs with the ball during the UEFA Champions League round of 16 leg two match between Real Madrid and Liverpool FC at Estadio Santiago Bernabeu on March 15, 2023 in Madrid, Spain. (Photo by Diego Souto/

© Getty Images

Adriano Guerreiro
04/07/2025 09:39 ‧ ontem por Adriano Guerreiro

Lifestyle

Diogo Jota

O internacional português Diogo Jota morreu esta quinta-feira na sequência de um acidente de viação onde seguia com o irmão, André Silva. Estava a viajar de carro e não de avião devido a uma recomendação médica. Tinha sido recentemente operado a um pneumotórax, segundo avança o Record. O que se trata e quais os riscos associados?

 

"Após um pneumotórax, que corresponde à presença de ar na cavidade pleural, qualquer viagem aérea deve ser adiada pelo menos duas a três semanas após a resolução do mesmo", começa por dizer ao Lifestyle ao Minuto o médico pneumologista António Bugalho.

Apesar desta recomendação, explica mesmo o especialista que o melhor é aguardar mais algum tempo até que toda a situação esteja resolvida e normalizada. "Idealmente, os doentes só devem viajar de avião seis semanas após o episódio."

Leia Também: Tragédia abalou o mundo. Começa hoje o "doloroso" adeus a Diogo Jota

O médico revela ainda os riscos que os pacientes correm ao viajar de avião depois de uma intervenção cirúrgica do género.

Se não forem respeitados estes timings, a pressurização no interior do avião pode originar o reaparecimento do pneumotórax, com colapso pulmonar, o que pode ser uma emergência médica”, continua.

O que é um pneumotórax?

"O pneumotórax é a entrada de ar no espaço entre o pulmão e a parede torácica, o espaço pleural. Quando isto acontece o pulmão perde o contacto com o interior da parede torácica e 'cai'. No momento em que isto se sucede, o pulmão não consegue expandir como normalmente", revela o 'website' da TrofaSaúde.

Esta condição pode ser mais reduzida e não necessitar de intervenção médica, mas em certos casos poderá mesmo colocar a vida em risco devido à pressão sobre o pulmão que é feita que torna o respirar mais complicado e pode até dificultar a circulação de sangue.

Segundo o 'website' da rede de saúde CUF, existem várias causas que podem originar um pneumotórax. O traumático, devido aum traumatismo, é o que poderá estar relacionado com Diogo Jota. Espontâneo primário, onde não existe qualquer tipo de doença, espontâneo secundário, devido a doença pulmonar, ou pneumotórax iatrogénico, relacionado com métodos terapêuticos invasivos, são outras as possíveis causas.

Esta é uma condição que tem associados mais problemas em pessoas com idade superior a 55 anos e que já têm problemas de pulmão, como infeções, sarcoidose ou fibrose pulmonar, enfisema pulmonar e fibrose cística.

Quem foi Diogo Jota

O futebolista jogava atualmente no Liverpool. Estava no clube inglês desde a temporada 2020/21 com 182 jogos disputados e 62 golos marcados. Na sua carreira em Portugal passou pelo Paços de Ferreira e pelo FC Porto. Chegou a jogar pelo Atlético de Madrid e representou também o Wolverhampton. Estava prestes a iniciar a sexta temporada pelo Liverpool. Aos 28 anos, tinha acabado de se casar e de ganhar a segunda Liga das Nações com a seleção nacional. É em Gondomar que irá acontecer o velório na tarde desta sexta-feira. O funeral está marcado para este sábado, a partir das 10 horas.

Leia Também: Diogo Jota. A tristeza e o luto pela morte de quem não conhecemos

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas