Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Iniciativa vai dar mil euros a viagens que "espelhem as boas práticas"

A Associação de Bloggers de Viagens Portugueses lançou uma iniciativa que visa inspirar os viajantes para jornadas "mais profundas e conscientes", atribuindo uma bolsa, até um limite de mil euros, a projetos que "espelhem boas práticas em viagens".

Iniciativa vai dar mil euros a viagens que "espelhem as boas práticas"
Notícias ao Minuto

09:20 - 02/02/23 por Lusa

Lifestyle Viagens

O novo programa da Associação de Bloggers de Viagens Portugueses (ABVP) vai atribuir uma bolsa, até um limite de mil euros, a projetos que "espelhem boas práticas em viagens".

Em comunicado, a associação esclarece que a iniciativa "Bolsa de Ativismo Socioambiental" quer inspirar os viajantes portugueses para "jornadas mais profundas e conscientes".

O propósito "é inspirar os viajantes portugueses a terem sempre presente a preocupação de um impacto positivo da sua ação no planeta, revelando genuína empatia e interesse pelo outro, respeitando e cuidando do mundo e de todos os que nele habitam".

"Cada candidatura deve cuidar de fomentar uma maior compreensão do mundo e da sua riquíssima diversidade social, cultural, histórica e diversos outros domínios. Com bons exemplos, inspirar outros amantes da diversidade do mundo e, com o seu trabalho, despertar o interesse e a motivação da comunidade para viagens cada vez mais focadas nas questões que inquietam o planeta", salienta a ABVP.

Leia Também: Viagens de residentes ao estrangeiro duplicam, mas ainda abaixo de 2019

Nesse sentido, a associação vai, em parceria com a agência Viagens Balão, apoiar "um ou mais" projetos de viagens até a um limite de mil euros, que se traduzirão em "investimento em voos e estadia".

A iniciativa assenta em quatro "grandes eixos": direitos humanos, crise climática e ambiental, conservação da natureza e sustentabilidade socioambiental, temas sobre os quais podem ser apresentadas as candidaturas à bolsa.

Ideias inspiradoras, bem estruturadas e apresentadas, um calendário definido, orçamentos credíveis, mensagens claras, objetivas e realistas são alguns dos critérios que serão valorizados pelo júri, assim como a capacidade de escrita, garantia de produção multimédia (fotografia ou vídeo) e potencial de alcançar novas audiências.

Citado no comunicado, o presidente da associação e autor do blogue Alma de Viajante, Filipe Morato, esclarece que a iniciativa pretende "alargar a influência inspirativa" da ABVP, assim como as "boas práticas" a toda a população, não apenas à comunidade de bloggers de viagens.

Já o vice-presidente da ABVP e autor do blogue BornFreee, Rui Barbosa Batista, afirma que mais do que projetos que "espelhem boas práticas em viagens", a iniciativa procura ideias "realmente inspiradoras" e com "efetivo impacto" nas comunidades.

"Valorizamos a empatia", afirma Rui Barbosa Batista que integra o júri do concurso juntamente com a formadora e viajante Tita Sorte, e a fotografa Ana Abrão. As candidaturas decorrem até 31 de março, preenchendo o seguinte formulário: 

Até 3 de abril está prevista a fase de validação das candidaturas e, até 16 de abril a análise do júri do concurso. A comunicação do vencedor ou vencedores será feita até 19 de abril, sendo que os projetos devem estar concluídos no presente ano.

Leia Também: O Google Translate será (ainda) mais útil em viagens

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório