Meteorologia

  • 06 FEVEREIRO 2023
Tempo
16º
MIN 6º MÁX 18º

Convulsão febril. Saiba o que a causa e o que deve fazer

É mais comum entre os seis meses e os cinco anos.

Convulsão febril. Saiba o que a causa e o que deve fazer
Notícias ao Minuto

12:08 - 25/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

No geral, as convulsões febris afetam as crianças e são mais comuns entre os seis meses e os cinco anos, explica o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM). São causadas por um aumento súbito da temperatura corporal e acontecem, normalmente, no início do episódio febril, coincidindo com a subida térmica.

"A primeira convulsão febril gera sempre grande ansiedade na família, em particular pelo inesperado da situação", acrescenta o INEM. 

Leia Também: Gases dos fogões a gás prejudicam saúde. A das crianças em especial

Por isso, é importante estar informado, mas também saber o que fazer nestas situações para ajudar a criança. Segundo a entidade, é essencial que "não a segure nem contrarie os seus movimentos". Aliás, "tente colocar, por exemplo, almofadas à volta da criança para evitar que se magoe", aconselha. 

A seguir, tente arrefecer a criança, retire-lhe a roupa e dê-lhe um banho com água tépida. Abra uma janela, se for possível, mas não a deixe arrefecer demais. Não use uma esponja com água porque ao fazê-lo a temperatura pode voltar a subir. 

Ligue ao 112. Assim que a convulsão terminar, coloque a criança na posição lateral de segurança. Verifique, e anote, regularmente, o estado de consciência, respiração e pulsação. 

Para terminar, o INEM afirma que "se uma criança tiver uma crise convulsiva febril, é provável que venha a ter outra se a febre voltar, mas isso não significa que a vítima esteja a desenvolver algum tipo de doença". 

Aliás, segundo a Cuf, rede de clínicas e hospitais, "uma criança ter convulsões febris não implica ficar com sequelas, nomeadamente ter epilepsia ou problemas de desenvolvimento. Apenas entre duas a 7% das crianças com convulsões febris têm epilepsia no futuro".

Leia Também: Filho de Bárbara Corby tem convulsão no aeroporto. "Ficámos desesperados"

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório