Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Novo ano, nova rotina de treinos. E os resultados, quando é que aparecem?

O jornal The Independent falou com a 'personal trainer' Nancy Best para ter uma resposta à questão.

Novo ano, nova rotina de treinos. E os resultados, quando é que aparecem?
Notícias ao Minuto

16:51 - 03/01/23 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Exercício físico

Começar ou voltar aos treinos. Certamente foi a resolução de ano ano de muitas pessoas. O problema é que os resultados não se observam de um dia para o outro e o melhor é ter sempre alguma paciência. A pergunta que muitos gostavam ver respondida é: afinal quando é que as melhorias no corpo se vão começar a notar? A 'personal trainer' Nancy Best dá uma resposta.

Em entrevista ao jornal The Independent começa por explicar que tudo depende do tipo de treino que está a fazer. "Se está concentrado num novo programa de corrida, por exemplo, deve notar melhorias na sua capacidade cardiovascular à medida que fica mais apto, dentro de semanas."

Já se está a fazer um treino de força "precisará de dedicar pelo menos seis semanas de consistência para dar ao corpo uma sobrecarga progressiva e adequada", explica Nancy Best.

Leia Também: Covid-19. Exercício físico regular ajuda a proteger contra doença grave

Uma das chaves para conseguir ver resultados é mesmo a consistência. "O maior erro das pessoas é apostar tudo de início e depois perder a vontade. Deve comprometer-se a três ou cinco treinos semanais, esta é uma meta realista." Umas das formas de ser consistente passa por treinar às mesmas horas e nos mesmos dias da semana.

Dormir bem e ter uma alimentação saudável são outros dos aspetos a ter em conta para conseguir ver resultados mais rapidamente. Beber muita água durante os exercícios é fundamental para manter os níveis de sódio no organismo.

"Antes de tudo, o exercício está ligado ao aumento da saúde mental. Abordar o treino como um ato de 'self-care', em vez de uma forma de punição que só funciona se você estiver a ver resultados, pode ajudar a reformular a motivação."

Leia Também: Cancro da mama. Exercício físico atenua efeitos secundários do tratamento

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório