Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Investigadores estudam novos tratamentos para doença grave dos pulmões

Em causa está uma doença descrita como "a mais severa a nível da circulação dos pulmões".

Investigadores estudam novos tratamentos para doença grave dos pulmões
Notícias ao Minuto

08:28 - 19/12/22 por Lusa

Lifestyle Saúde

Um grupo de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) vai iniciar um estudo científico com o objetivo de encontrar novas opções terapêuticas para a hipertensão arterial pulmonar, foi hoje divulgado.

Leia Também: O que é hipertensão pulmonar? Conheça os sinais que o devem preocupar

Em causa está uma doença descrita como "a mais severa a nível da circulação dos pulmões", lê-se na informação enviada à agência Lusa pela FMUP.

Esta patologia, rara e de difícil diagnóstico, caracteriza-se pelo aumento da resistência vascular pulmonar, o que provoca a progressiva deterioração do ventrículo direito e consequente morte prematura do doente.

Em Portugal, estima-se que esta doença tenha uma incidência anual de 1,5 a 2,2 casos por milhão de habitantes.

Segundo os investigadores, "apesar dos importantes avanços na compreensão dos mecanismos desta doença e do surgimento de novas terapêuticas, a mortalidade mantém-se em números muito elevados".

O projeto propõe-se a decifrar o papel da relaxina-2, uma hormona descrita pela primeira vez pelos seus efeitos durante a gravidez.

De acordo com os autores desta investigação científica, esta hormona "desempenha uma ação fundamental na adaptação da circulação sanguínea e renal durante a gravidez, em vários processos fisiológicos e fisiopatológicos a nível cardíaco, bem como a propriedades antidiabéticas e anti-inflamatórias, entre outras".

A FMUP aponta que este projeto, intitulado 'Relaxina-2 e Hipertensão Arterial Pulmonar: papel fisiopatológico e potencial terapêutico', foi um dos contemplados no último 'Concurso de Projetos de I&D em Todos os Domínios Científicos' da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Leia Também: Pulmões saudáveis? Estes sinais mostram o contrário. Esteja atento

A investigação recebeu um financiamento de aproximadamente 50 mil euros. O projeto terá início em janeiro do próximo ano.

O objetivo do estudo é responder a "uma necessidade médica urgente em obter novas opções terapêuticas que ofereçam maior eficácia clínica".

Os investigadores da FMUP esperam conseguir demonstrar que a via de sinalização a ser estudada terá uma ação importante na hipertensão arterial pulmonar e na hipertrofia e disfunção do ventrículo direito, alcançando, desta forma, um novo tratamento.

"A translação clínica dos resultados obtidos na hipertensão arterial pulmonar experimental é uma etapa crucial e, portanto, neste trabalho, planeamos também o papel dos níveis plasmáticos de relaxina-2 como preditor de severidade e prognóstico nos doentes", lê-se ainda na informação da FMUP que cita os investigadores.

Além da FMUP, estão envolvidos no projeto a instituição francesa Inserm UMR-S U999, do RISE -- Rede de Investigação em Saúde, bem como o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

O investigador responsável chama-se Rui Adão e participam também, neste projeto, Fabrice Antigny, Cármen Brás Silva, Inês Vasconcelos, Joana Gomes, Adelino Leite Moreira, Luís Mendonça, Mariana Pintalhão, Mário Santos, Paulo Castro Chaves, Pedro Ferreira e Frédéric Perros.

Leia Também: Se quer ter pulmões saudáveis, coma mais vezes estes alimentos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório