Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 20º

Tem um bebé e não consegue dormir a noite inteira? Leia estes conselhos

Segundo uma especialista, existem formas simples de garantir que tanto os pais, como os filhos, conseguem dormir a noite inteira.

Tem um bebé e não consegue dormir a noite inteira? Leia estes conselhos
Notícias ao Minuto

22:10 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Crianças

Levar um recém-nascido para casa é um momento de felicidade. No entanto, cuidar de um bebé, que não tem horários de sono definidos, é uma tarefa difícil. Felizmente, para ajudar os pais que andam a dormir pouco, o The Independent falou com uma especialista em sono. 

Leanne Palmerston, diz que existem "coisas simples" que os pais podem fazer para garantir que eles e os seus filhos conseguem dormir uma noite inteira, mesmo quando se tem um recém-nascido em casa.

Leia Também: Covid-19. Bebés de mães infetadas em risco de sofrer doenças neurológicas

A especialista sugere que tente manter horários consistentes, com horas definidas para dormir e acordar, acrescentando que é importante sair de casa, com o bebé, assim como conseguir "desestimular à noite e ir para a cama quando estiver cansado para dormir, não para relaxar". Isto até pode (e deve) ser aplicado até a recém-nascidos, diz Leanne, porque todas as crianças são "criaturas de hábitos". 

Aliás, a especialista diz que o erro mais comum, entre os pais, é ficar com medo sempre que os bebés choram, ou acordam sozinhos, e fazer de tudo para os acalmar. Algo que causa habituação nos bebés, ou seja, sempre que isto acontece, sabem que vão ser alimentados ou reconfortados. 

Leia Também: Covid-19. Mulheres grávidas vacinadas fornecem mais anticorpos aos bebés

Se isto acontecer muitas vezes, o mais provável é que as crianças comecem a "acordar a cada hora ou hora e meia", alerta a especialista. No entanto, se os pais "deixarem os bebés fazerem a sua parte e lhes derem cinco minutos", no geral, a criança não começa a chorar e volta a dormir.

Ir muitas vezes ao berço, durante a noite, interrompe constantemente o sono dos pais e filhos, o que é um problema, a longo prazo. Algo que faz com que as pessoas fiquem mais vulneráveis a doenças relacionadas com a saúde mental (e não só). 

Além disto, Leanne Palmerston, partilhou outras dicas que vão ajudar os bebés a dormir melhor, nomeadamente, diminuir o som de qualquer monitor eletrónico, assim os pais não incomodam as crianças, durante a noite, com nenhum som. 

Leia Também: Crianças que veem muita televisão estão mais vulneráveis a certos vícios

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório