Os xantomas tendinosos, pequenas bolsas de material gorduroso nos tendões, são sinal de colesterol elevado, segundo vários organismos de saúde. E, de acordo com o portal Dermatology Advisor, tendem a crescer ao longo de décadas.
Manifestam-se através da formação de pápulas (manchas na pele quando ganham relevo) em várias partes do corpo. Manchas nas articulações do cotovelo, dos joelhos e nos dedos das mãos que resultam de depósitos de colesterol, são sinais de alerta.
Leia Também: O que os olhos não veem. Estas bebidas aumentam risco de cegueira
Recorde-se que o colesterol é uma gordura que o nosso organismo produz e que circula no sangue. No entanto, quando está em excesso é um fatores de risco para a ocorrência problemas cardiovasculares, como enfarte do miocárdio ou acidente vascular cerebral.
Existem dois tipos: o HDL (o 'bom') e o LDL. O 'bom' colesterol é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o 'mau' colesterol transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado.
Ainda assim, é possível tratar e controlar o colesterol, através de uma dieta alimentar saudável e equilibrada, prática de exercício físico regular e da toma de fármacos específicos.
Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:
Colesterol total - < 190 mg/dl;
Colesterol LDL - <115mg/dl;
Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher
Leia Também: Fez comida a mais? Saiba durante quanto tempo deve guardar as sobras