Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 20º

O que os olhos não veem. Estas bebidas aumentam risco de cegueira

É provável que seja fã.

O que os olhos não veem. Estas bebidas aumentam risco de cegueira
Notícias ao Minuto

08:20 - 30/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

A idade não poupa ninguém, mas envelhecer não é o único fator de risco para problemas oculares. O consumo excessivo de sumos de fruta torna-nos mais suscetíveis a sofrer de perda irreversível de visão, de acordo com um estudo publicado no Frontiers in Nutrition.

Leia Também: Cheira mal das axilas? Evite estes alimentos que come frequentemente

Segundo o estudo, estas bebidas podem aumentar o risco de  degeneração macular avançada relacionada com a idade (DMRI), uma doença degenerativa da área central da retina que conduz a uma diminuição acentuada e irreversível da visão central.

Com base em respostas de questionários e dados disponíveis de 2005 a 2006 na base de dados National Health and Nutrition Examination Survey, do Centro de Controlo de Doenças, cuja criação remonta à década de 60, os investigadores descobriram que os sumos de fruta não afetam "a DMRI precoce e qualquer DMRI". Contudo, os grandes consumidores desta bebida estão mais propensos a desenvolver DMRI.

Citada pelo Daily Express, a especialista Rabia Bourkiza, da OCL Vision, considera que, "embora os resultados deste inquérito sejam interessantes, são inconclusivos", uma vez que "este estudo não foi conduzido com a metodologia e análise que permitiriam estabelecer uma  relação de causalidade". Como tal, defende que "é necessária mais investigação para perceber se existe uma ligação clara entre o consumo de sumo de fruta e a degenerescência macular relacionada com a idade".

"O que sabemos é que as vitaminas que estes sumos contêm podem ser muito benéficas para a nossa saúde ocular", acrescenta, ressalvando que "não é recomendável beber quantidades excessivas". Bourkiza avisa que, "ao fazê-lo, pode estar a colocar demasiado açúcar no seu corpo".

Lembra ainda que devemos comer fruta e não apenas consumi-la no estado líquido. 

Leia Também: É este o tipo de café preferido dos psicopatas, sugere estudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório