Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Pessoas com ansiedade estão mais em risco de ter problemas de memória

É a conclusão de um estudo, feito na Imperial College, Reino Unido.

Pessoas com ansiedade estão mais em risco de ter problemas de memória
Notícias ao Minuto

22:01 - 18/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Deixei o fogão ligado? Será que apaguei mesmo aquela vela? São perguntas que toda a gente já fez, no entanto, ao preocupar-se com isto, o mais provável é que esteja a piorar a sua saúde mental (e não só).

É que, segundo o DailyMail, uma equipa de investigadores descobriu que alguns traços de personalidade podem afetar a memória e entre os mais esquecidos estão as pessoas que têm ansiedade. 

O jornal explica que os cientistas chegaram a esta conclusão através de um questionário onde se testou quão bem as pessoas se lembravam de eventos em diferentes alturas da vida. Depois, estas respostas foram comparadas com os testes de personalidade. 

Leia Também: Ter a casa limpa e arrumada melhora a saúde mental. Saiba porquê

Assim, concluiu-se que, em todas as faixas etárias, "as pessoas com pontuação alta em 'abertura' [termo que define pessoas que gostam de variedade em detrimento da rotina, é mais curioso, aventureiro e está em contato com o seu interior] tiveram melhor desempenho em testes de memória", já as que demonstravam comportamentos mais neuróticos, como preocupação, mau humor e sentimentos negativos, conseguiram resultados piores.

Ao jornal, Weixi Kang, que liderou o estudo na Imperial College London, no Reino Unido, explicou que isto acontece porque estes comportamentos negativos estão "associados a mais sofrimento psicológico, o que pode então afetar os sistemas neurais que suportam a memória episódica". 

Com o termo memória episódica, o investigador refere-se à capacidade que os humanos têm de recordar eventos que aconteceram tanto num passado distante, como num mais próximo. 

Leia Também: O que deve fazer para cuidar da saúde mental durante esta época de crise

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório