Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

O que deve fazer para cuidar da saúde mental durante esta época de crise

Leia as recomendações de especialistas.

O que deve fazer para cuidar da saúde mental durante esta época de crise
Notícias ao Minuto

22:00 - 17/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

É em momentos de crise, como o que se está a viver neste momento, que surgem as maiores preocupações e dores de cabeça. Por isso, é essencial ter muito cuidado com a saúde mental, felizmente, o The Independent pediu algumas dicas a especialistas. 

Esteja informado sobre a sua situação financeira

Ao jornal, Akanksha Nath, chefe de parcerias na Credit Karma, relembra que "conhecimento é poder", ou seja, estar informado vai ajudar a sua saúde mental, a longo prazo. 

Leia Também: Dicas para reduzir a ansiedade sem precisar de medicamentos

"O primeiro passo para se tornar melhor com o dinheiro é envolver-se com as suas finanças. Ter uma boa visão geral de para onde vai o seu dinheiro a cada mês - incluindo quaisquer linhas de crédito e dívidas pendentes - pode ajudar a começar a identificar onde as poupanças podem ser feitas", explica. 

Não tenha medo de pedir ajuda 

Greg Marsh, fundador e CEO da Nous.co, uma plataforma de consultoria especializada em custos de vida, recomenda que fale com família e amigos e pergunte como estão a lidar com a situação. 

Claro, se estiver mesmo a precisar, não tenha medo de pedir ajuda profissional. "As pessoas procuram ajuda quando já é tarde demais", alerta. Por isso, é "muito melhor colocar um plano proativo em prática mais cedo do que quando as coisas estão realmente más". 

Leia Também: Procrastinar. Afinal, há uma razão científica para não querer fazer nada

Não se negligencie 

Segundo Nikki Ramskill, médica, preocupar-se muito "com dinheiro pode levar à ansiedade, depressão e problemas de saúde física, como enxaquecas ou síndrome do intestino irritável". Aliás, quando os sintomas são fortes é muito provável que se torne mais difícil pensar nos problemas, mas também arranjar soluções.

Também é importante contrariar a vontade de trabalhar horas a mais e negligenciar as suas necessidades, no entanto, a especialista relembra que "falta de sono, falta de exercício, não tirar férias e não ter tempo livre, tudo isso afeta a nossa capacidade de lidar com o dia-a-dia, o que agrava ainda mais o problema e enfraquece nossa resiliência em tempos de crise".

Dê 'passos' pequenos

Isto é, tente, aos poucos, começar a fazer coisas que o vão deixar melhor como, por exemplo, não ouvir, ler ou ver notícias sobre a crise financeira. Além disto, a médica também recomenda que comece a gerir os seus gastos mensais cortando coisas que não são absolutamente necessárias.

Ignorar o problema não vai ajudar, muito pelo contrário, diz Kayleigh Frost, chefe do suporte clínico, no Health Assured, um provedor de bem-estar no local de trabalho, ao jornal. 

“Enfrentar um problema pode ser extremamente stressante, mas, no final das contas, encarar frente é sempre o melhor caminho. Faça uma lista das suas entradas e saídas todos os meses, planeie atividades gratuitas ou de baixo custo, mantenha-se ativo e em movimento, concentre-se numa boa rotina de sono e pratique o autocuidado", recomenda. 

Leia Também: Ter a casa limpa e arrumada melhora a saúde mental. Saiba porquê

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório