Más notícias. Cientistas emitem alerta sobre cosméticos naturais
Nem tudo o que é natural é bom, sugere um estudo norte-americano.

© Shutterstock

Lifestyle Cosmética
Um grupo de investigadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, revela que 90 em cada 100 produtos naturais para a pele contêm, pelo menos, uma substância responsável por causar algum tipo de alergia.
Dados do estudo científico, publicado na revista médica JAMA, mostram que dos 1.651 produtos para a pele analisados, cerca de 90% podem provocar dermatite de contacto, uma condição conhecida por provocar comichão, vermelhidão e, ainda, bolhas na pele.
Os especialistas analisaram os rótulos de produtos como sabonetes, cremes e loções vendidos em três grandes superfícies norte-americanas. Ao longo do estudo, descobriram que estes contêm, em média, entre quatro e cinco alergénios. No total, foram listadas nos rótulos analisados 73 substâncias causadoras de alergias.
De seguida, os investigadores compararam as substâncias com os ingredientes listados pela Sociedade Americana de Dermatite de Contacto. Referem, no entanto, que a entidade reguladora norte-americana FDA, equivalente ao Infarmed em Portugal, "ainda não definiu o que é considerado produto natural para a pele, o que faz com que os vendedores anunciem os produtos sem regras específicas".
Mais: ainda de acordo com este estudo, as taxas de dermatite de contacto quase triplicaram desde 1996. Atualmente um produto para a pele contém entre 15 e 50 ingredientes. Como tal, podemos estar a aplicar cerca de 500 substâncias diferentes na nossa rotina diária de cuidados de pele.
Todas as Notícias. Ao Minuto.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.
Comentários
Regras de conduta dos comentários