Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 21º

Três sintomas de cancro do pulmão considerado inoperável

É uma das doenças oncológicas que mais mata.

Três sintomas de cancro do pulmão considerado inoperável
Notícias ao Minuto

09:40 - 10/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

O cancro do pulmão é uma uma das doenças oncológicas que mais mata em Portugal e no mundo. As estatísticas dizem-nos que um dos responsáveis pelos números alarmantes é o diagnostico tardio, que compromete a eficácia dos tratamentos. "A falta de sintomas precoces é a razão pela qual muitas pessoas não são diagnosticadas até o seu cancro ser inoperável", escreve o WebMD, citado pelo Daily Express.

Leia Também: Muito além da falta de ar. O sintoma comum a 60% dos cancros do pulmão

O portal de notícias afirma ainda: "Sintomas como tosse com expectoração, dor torácica e falta de ar muitas vezes não se manifestam até o cancro do pulmão estar espalhado".

Alguns sinais menos comuns incluem alterações na aparência dos dedos. Os pacientes pode também notar dificuldades em engolir, inchaço no rosto e pescoço, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido.

Leia Também: Três sintomas matinais que podem indicar que o cancro se espalhou

"Os tumores evoluem muitas vezes de forma silenciosa, com poucos sinais de alerta ou com sintomas que são também explicados por outras situações, nomeadamente a tosse prolongada pelo uso do tabaco, o que faz com que os doentes recorram tardiamente ao médico", referiu Ulisses Brito, pneumologista e diretor do serviço de pneumologia do CHAlgarve, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto.

Já Cristina Rodrigues, cirurgiã torácica no Hospital Pulido Valente e coordenadora da cirurgia torácica do Hospital Cruz Vermelha de Lisboa, recorda que a incidência de cancro do pulmão em Portugal "está intimamente relacionada com o tabagismo, sendo que 89% das mortes por cancro do pulmão nos homens são causadas pelo fumo dos cigarros".

Como tal, deve apostar sempre na prevenção, que passa por deixar de fumar, seguir uma alimentação adequada, praticar exercício físico e pela marcação de consultas periódicas.

Leia Também: É desta? Vacina contra cancro da mama mostra segurança em humanos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório