Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Banho todos os dias? Talvez não seja necessário, segundo especialista

Saiba o que diz uma professora da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres.

Banho todos os dias? Talvez não seja necessário, segundo especialista
Notícias ao Minuto

07:55 - 03/11/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Higiene pessoal

Cresceu a ouvir dizer que deve tomar banho todos os dias? Sally Bloomfield, professora da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, tem uma opinião diferente e diz que este hábito remove o microbioma natural da pele.

Em entrevista à BBC Radio, a especialista afirma que o corpo evoluiu para ter um microbioma "estável", com microrganismos que vivem na nossa pele e que ajudam a controlar os níveis de óleo lá presentes. Sempre que tomamos banho, removemos microbioma e esses microrganismos - ainda que sejam indefesos - começam a produzir odores desagradáveis.

Leia Também: Andamos todos a escovar mal os dentes. É assim que se faz

"A razão pela qual tomamos banho é porque nos que queremos nos livrar desses odores para nos sentirmos confortáveis e sermos socialmente aceitos. Mas no que diz respeito à prevenção de doenças, não é realmente importante", sublinhou.

A especialista lembra que durante a pandemia de Covid-19, quando as pessoas começaram a lavar as mãos com muito mais frequência, acabaram por ressecar a pele. Como tal, Bloomfield defende que a lavagem excessiva das mãos não é recomendada, embora seja uma medida fundamental para evitar a propagação de infeções e doenças. 

Leia também: Covid-19: Sabe como lavar as mãos corretamente? A DGS ensina

Esta entrevista ocorreu uma semana após a morte do iraniano Amou Haji, um iraniano conhecido como 'o homem mais sujo do mundo' por não tomar banho há década. O idoso de 94 anos não tomou banho durante mais de meio século.

De acordo com o Hospital da Luz, o hábito e a frequência do banho variam entre países, culturas e até mesmo com a própria atividade profissional. "Não há nada contra o banho diário." Contudo, "em casos específicos, pode não ser recomendável".

Quando os banhos são demasiado frequentes pode haver comichão, pele seca, a descamar e gretada, bem como infeções favorecidas pelas lesões da pele e desequilíbrio da flora. Já o cabelo pode ficar mais seco e quebradiço. E embora estes problemas sejam mais comuns entre crianças e idosos, também podem surgir em pessoas de outras idades ou com a pele mais seca.

"Doenças de pele ou dificuldades de mobilidade podem também ser a razão pela qual sejam desaconselhados banhos diários", alerta o Hospital da Luz, acrescentando que "o inverso também é possível". Ou seja, quando o número de banhos é insuficiente, além do mau odor corporal, podem surgir "novos problemas de pele ou agravar-se outros já existentes". Assim sendo, não havendo indicação em contrário, "se gosta de tomar um banho todos os dias, ou mais do que um banho por dia, faça-o".

Em declarações ao Notícias ao Minuto, recorde-se que Olga Pereira, médica e elemento da direção da Sociedade Portuguesa de Dermatologia e Venereologia, chegou a defender que "não há uma regra" que dite a frequência do banho. No entender da especialista, se uma pessoa tem um trabalho fisicamente exigente deve tomar

Já a dermatologista Helena Toda Brito, aconselha um banho diário: "Um adulto normal, com vida ativa, deve tomar um banho por dia".

Leia Também: Mais uma teoria que cai por terra: Este hábito não é assim tão 'inocente'

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório