Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Mais uma teoria que cai por terra: Este hábito não é assim tão 'inocente'

Urologista recorreu ao TikTok para fazer um alerta sobre um comportamento no WC que pode ser prejudicial à saúde, sobretudo a feminina.

Mais uma teoria que cai por terra: Este hábito não é assim tão 'inocente'
Notícias ao Minuto

08:14 - 02/06/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Urinar no banho é um hábito comum para algumas pessoas. No entanto, esta prática pode ser prejudicial à saúde feminina. De acordo com a urologista norte-americana Teresa Irwin, a repetição deste comportamento faz com que o cérebro associe o barulho da água do chuveiro à necessidade de urinar, mesmo quando não precisa necessariamente de fazê-lo. 

A especialista afirma que o hábito acaba por repetir-se noutras situações que envolvem água, como, por exemplo, lavar as mãos ou a louça. No pior dos casos, pode até desencadear um quadro de incontinência urinária, que consiste na perda involuntária de urina.

"Sempre que ouvir o som da água, vai querer urinar porque está habituada a ouvir o som da água no banho", explicou Teresa Irwin na rede social TikTok. E esta situação pode, em parte, ser explicada pela teoria de Pavlov. No estudo feito com cães, o físico russo Ivan Petrovitsj Pavlov (1849-1936), estudante de farmácia e psicologia, tocava um sino sempre que alimentava os animais. Depois, Pavlov começou a tocar somente a tocar o sino, sem dar comida aos cães, e descobriu que só o toque do sino produziu salivação nos animais.

Leia Também: Faz bem em tomar banho todos os dias?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório