Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Ácido gordo ómega-3 vegetal também é benéfico para o coração

A conclusão é de um estudo de investigadores espanhóis publicado numa revista científica norte-americana sobre cardiologia.

Ácido gordo ómega-3 vegetal também é benéfico para o coração
Notícias ao Minuto

16:37 - 26/10/22 por Lusa

Lifestyle Coração

Os efeitos benéficos para o coração dos ácidos gordos ómega-3 são conhecidos, mas a maioria dos estudos centrou-se nos provenientes do peixe.

Leia Também: Covid-19: Paxlovid pode interferir com medicamentos para o coração

No caso do estudo divulgado no Journal of the American College of Cardiology, foi analisada a variante daquele ácido que se encontra em alimentos de origem vegetal, como óleo de linhaça, quinoa, nozes, espinafres, brócolos e cogumelos.

Os investigadores do Hospital Germans Trias i Pujol e do Instituto de Investigação Médica Hospital do Mar, na Catalunha, Espanha, analisaram amostras de sangue de 902 pacientes com insuficiência cardíaca, seguidos durante três anos, constatando que níveis mais altos de ómega-3 vegetal reduziam o risco de se ser hospitalizado e de morrer.

Segundo a agência noticiosa espanhola EFE, o estudo revela que as pessoas com níveis baixos do ácido e que sofrem daquela doença têm maior risco (quase 40%) de serem hospitalizadas e de morrer.

A insuficiência cardíaca vai piorando gradualmente, podendo ser controlada com medicação, assim como com uma dieta adequada.

Para Antoni Bayés-Genís, diretor clínico do Instituto do Coração do Hospital Germans Trias e coinvestigador principal do estudo, a relevância deste "é fornecer evidências sobre um fator modificável do estilo de vida, o dietético, que está relacionado com uma menor mortalidade e necessidade de admissão hospitalar no contexto de insuficiência cardíaca".

"Este é um primeiro passo para fornecer aos cardiologistas uma nova estratégia, segura, barata e acessível, que permite melhorar a qualidade de vida" daqueles doentes, adiantou Bayés-Genís, citado pela EFE.

Leia Também: Alimentação rica em ómega-3 fortalece o cérebro

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório