Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Covid-19: Paxlovid pode interferir com medicamentos para o coração

Novo estudo afirma que o antiviral, criado pela Pfizer, pode ter interações perigosas com alguns medicamentos utilizados no tratamento de doenças cardiovasculares.

Covid-19: Paxlovid pode interferir com medicamentos para o coração
Notícias ao Minuto

09:23 - 13/10/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

O Paxlovid, medicamento desenvolvido pela Pfizer, é recomendado a pessoas com Covid grave. Foi publicado, no entanto, um novo estudo, onde se afirma que o antiviral pode ter interações perigosas com alguns medicamentos, muito comuns, utilizados no tratamento de doenças cardiovasculares.

Esta é a conclusão de artigo de revisão, publicado na revista científica Journal of the American College of Cardiology, onde foram enumerados dezenas de medicamentos cardiovasculares, confirmando se podem (ou não) ser conjugados com o Paxlovid.

Leia Também: Covid longa mostra-se persistente até 18 meses após o diagnóstico

Segundo os investigadores, medicamentos, como a aspirina, não são afetados pelo antiviral, no entanto, existem outros medicamentos que podem ter interações. Por exemplo, misturar o antiviral e certos anticoagulantes pode aumentar, significativamente, o risco de sangramento.

Além disto, "as interações entre o Paxlovid e alguns medicamentos para o colesterol, como as estatinas, podem ser tóxicas para o fígado, já as interações entre o antiviral e certos medicamentos para pressão arterial podem causar pressão arterial baixa e inchaço", explica a CNN internacional. 

Então, recomenda-se que a dosagem seja ajustada ou se faça até uma pausa, temporária, no tratamento com os medicamentos, quando se está a tomar o Paxlovid. Aliás, os investiadores afirmam que não se deve mesmo usar o antiviral, quando é impossível parar "com segurança" os medicamentos utilizados para o tratamento de doenças cardiovasculares. 

Leia Também: O que acontece se estiver com gripe e Covid-19 ao mesmo tempo?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório