Depois de fazer uma correção nos dentes, quer seja através de aparelho fixo ou removível, é importante continuar a usar contenções. Apesar de ter os ter alinhados, acabam por se continuar a mover. Quando come, por exemplo, a posição das gengivas é alterada, o que pode afetar também os dentes.
Leia Também: Quatro cuidados para um sorriso bonito - e saudável
O portal Health Digest falou com Vick Gupta, especialista em saúde oral, para perceber o que acontece quando deixa de usar as contenções.
Neste caso, também existem soluções fixas, que estão 24 horas, ou removíveis, apenas colocadas durante a noite.
"Não usar contenções pode levar à recaída nas posições dos dentes. O que significa que tendem a voltar à posição inicial", explica o médico Vick Gupta. Acrescenta que no primeiro ano após terminar a correção os dentes estão mais suscetíveis a esta mudança, dai que se torna bastante importante o uso das contenções.
“Outra consequência de não usar contenções é que os dentes podem mudar para uma posição pior do que estavam antes”, continua. Isto já para não mencionar o facto de ter gasto dinheiro no tratamento para depois o reverter desta forma.
Logo no primeiro mês, se não usar de forma correta as contenções, pode ficar com a mordida alterada. Um ano depois, a posição dos dentes já não será a mesma.
Usar estas contenções traz também alguns benefícios, como explica o médico. É o caso de evitar o ranger de dentes durante a noite.
Leia Também: Pare de comprar estes alimentos e bebidas. São prejudiciais à saúde oral