Dores no pescoço, mesmo que ligeiras, podem estragar o dia a alguém. Normalmente, são provocadas por más postura ou cansaço, no entanto, existem outras razões.
Para o ajudar, a Prevention falou com um especialista, que explicou tudo o que precisa de saber. À revista, Medhat Mikhael, diretor médico do Centro de Saúde da Coluna do MemorialCare Orange Coast Medical Center, nos Estados Unidos, começou por explicar o são as dores no pescoço.
Leia Também: Postura pode afetar a forma como o corpo absorve medicamentos
Dores no pescoço são descritas como um desconforto na área do pescoço, diz o especialista. Acrescentando que, no geral, existe também desconforto ao mover o pescoço em todas as direções e, às vezes, a dor pode chegar aos ombros, omoplatas e braços.
Causas mais comuns para dores no pescoço:
- Stress
- Desalinhamento
- Alterações degenerativas (mudanças relacionadas com o envelhecimento)
Existem ainda outras causas, no entanto, são menos comuns. Por exemplo, as dores mais agudas podem ser causadas por um nervo comprimido ou inflamado; ou até pela compressão da medula espinhal.
Para tratar estas dores, o especialista afirma que pode ser necessário relaxar e descansar, tomar anti-inflamatórios e receber massagens. Caso as dores sejam persistentes ou se comecem a espalhar pelos seus braços e pernas o melhor é ir ao médico.
Leia Também: Os exercícios que ajudam a melhorar a postura em frente ao computador