Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 24º

Os exercícios que ajudam a melhorar a postura em frente ao computador

O pescoço tem a tendência para ficar curvado, assim como a parte superior das costas.

Os exercícios que ajudam a melhorar a postura em frente ao computador
Notícias ao Minuto

14:56 - 14/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Vários são os trabalhos em que tem de ficar muitas horas em frente ao computador. A postura nem sempre é a melhor. Acaba por curvar o pescoço e também a parte superior das costas ao longo do dia. A fisioterapeuta Kristina Kehoe e os médicos Matt Tanneber e Camilla Moore revelam alguns dos exercícios para melhorar a postura.

Leia Também: Postura pode afetar a forma como o corpo absorve medicamentos

São todos de execução bastante simples, alguns até já os deve ter feito. O objetivo é aliviar a tensão que acumula no pescoço e na parte superior das costas.

'Chin Tucks'

É um dos mais adequados para melhorar a postura, bem como alguns dos músculos do pescoço. Relaxar os ombros é fundamental para conseguir um bom resultado. Sem mexer nenhum outro músculo, leve o pescoço em direção ao peito, como se estivesse a fazer queixo duplo. Deve repetir este exercício entre três a cinco vezes por dia. 

Apertar a omoplata

“Ajuda a fortalecer a parte superior das costas. É uma espécie de lembrete para manter a postura ao longo do dia”, explica a fisioterapeuta Kristina Kehoe. De pé, relaxe os ombros e puxe as omoplatas para trás. Mantenha a posição durante três a cinco segundos. Repita 10 vezes e com frequência ao longo do dia.

'Cat-Cow'

O nome é engraçado e é uma posição usada no ioga. “Ajuda a manter a postura e a melhorar a flexibilidade das costas”, continua a fisioterapeuta. Ponha-se em posição de quatro, com os pulsos e os joelhos no chão. Inspire e desça o estômago quando olha para cima. Arqueie as costas quando baixa a cabeça.

'Wall Angels'

“Ajuda a criar uma boa memória muscular dos músculos e das costas na parte superior das costas”, diz o médico Matt Tanneberg. Ponha-se de costas para a parede. Os calcanhares devem tocar na parede, tal como as costas e a cabeça. Eleve os braços até ficarem dobrados numa posição de 90º. Empurre-os levemente para cima. Faça duas séries de 10 repetições em dias alternados.

Flexões

“Vai ajudar a puxar as omoplatas para trás e aliviar a tensão das costas”, conta a médica  Camilla Moore. Ponha-se uma posição de flexão. Mantenha o pescoço relaxado e repita o movimento em séries de 10.

'Mid Fly Back'

“Irá alongar os músculos das costas e ajudar a manter o pescoço mais alinhado”, conta Camilla Moore. De pé ou sentado, coloque uma fita de desporto nas duas mãos. Estenda os braços para a frente. Relaxe os ombros e aperte as omoplatas. Faça entre 12 a 15 repetições.

Leia Também: Torna-se viral imagem de estudo sobre uso de protetor solar

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório