Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Postura pode afetar a forma como o corpo absorve medicamentos

Quem o diz é uma equipa de investigadores da Universidade Johns Hopkins - nos Estados Unidos.

Postura pode afetar a forma como o corpo absorve medicamentos
Notícias ao Minuto

16:31 - 12/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Existem diferentes fatores que podem afetar a eficiência dos medicamentos. É possível que a sua postura, quando os toma, seja um deles, pelo menos é o que afirma um novo estudo. 

Uma equipa de investigadores da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, usou um modelo do estômago humano, para analisar quão eficientes são os medicamentos, tomados via oral, e os efeitos que diferentes fatores, como a postura, podem ter nessa eficácia.

O estudo, publicado na revista científica Physics of Fluids, sugere que a posição ideal para tomar um comprido é estar deitado, lateralmente, sobre o lado direito do corpo. Basicamente, segundo o jornal The Guardian, está tudo relacionado com gravidade, é que ao estar nesta posição o caminho que o medicamento tem de fazer, para passar do estômago para a corrente sanguínea, diminui, consideravelmente.

Já estar deitado, sobre o lado esquerdo do corpo, tem o feito oposto e pode resultar na acumulação dos ingredientes ativos, que são libertados medicamento. Tendo isto em conta, não é recomendado pelos especialistas, esclarece o jornal. Estar de pé não prejudica, mas também não tem benefícios, e a recomendação é que, nesta posição, se incline ligeiramente para trás. 

No entanto, existem outros fatores que também influenciam este processo, além disto não é algo transversal a todos os tipos de medicamentos. 

Leia Também: Jamais ignore este sinal de alerta precoce de doença hepática

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório