Para quem tem receio de agulhas, esta é a notícia que estava à espera. Foi aprovada na China a primeira vacina nasal contra a Covid-19. Sim, nada de picadas. O processo é menos indolor e administrado por via de um 'spray' aerossol.
A vacina foi criada pela CanSino. O laboratório afirma que a combinação é idêntica à encontrada noutras vacinas do mercado. Neste caso foi usada uma máquina que transforma o líquido em 'spray'.
Leia Também: Covid. Confinamento prejudicou a saúde cardiovascular, diz estudo
Em resultados apresentados mostrou ter 92% de eficácia na prevenção de doenças graves causadas pela Covid-19 e cerca de 58% na prevenção completa da doença. Noutros ensaios apresentou-se mais eficaz com uma dose do que outras vacinas de duas doses administradas na Ásia.
No comunicado de imprensa, a CanSino explicou que esta vacina acaba por reforçar a proteção no nariz e nas vias respiratórias, por onde o vírus normalmente entra no corpo.
Estudos anteriores mostraram que vacinas por via nasal acabam por não ser tão eficazes como as tradicionais. Ainda assim, só com o tempo se perceberá a real proteção desta que foi desenvolvida pela CanSino.
Leia Também: Covid. Homens com níveis baixos de testosterona têm doença mais grave