O confinamento geral foi uma das medidas mais usadas por todos os países para evitar a propagação da Covid-19. Um novo estudo da European Heart Journal - Digital Health , publicado pela Oxford University Press, concluiu que essas medidas acabaram por ter um impacto negativo na saúde cardiovascular de toda a população.
A recente pesquisa comparou a saúde de pessoas que viviam em França, que impôs medidas mais severas, às que estavam na Alemanha, com políticas menos rigorosas.
Leia Também: Covid. Homens com níveis baixos de testosterona têm doença mais grave
Cerca de 21% dos franceses estudados apresentaram uma redução da idade vascular em três anos. Esta redução acabou por ser mais significativa nos pacientes de França no que nos alemães.
Ainda assim, os franceses apresentaram uma ligeira redução de peso em comparação com os que viviam na Alemanha. Os dados foram recolhidos na primavera de 2020.
Outros estudos, mostram que o confinamento, de uma maneira geral, levou as pessoas a reduzirem em 54% a sua atividade física. Ainda assim, o menor contacto com a poluição do ar acabou por ser um ponto positivo.
Leia Também: E se conseguíssemos detetar Covid-19 através da voz? Agora já é possível