O sintoma muito comum que 'atirou' Mike Tyson para uma cadeira de rodas

Já ouviu falar de dor ciática?

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
06/09/2022 09:15 ‧ 06/09/2022 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Ciatalgia

Inclui dor, formigueiro, fraqueza ou adormecimento com origem na zona lombar, que desce pela região glútea até à porção posterior da perna, acompanhando o trajeto do nervo ciático, e não é propriamente uma doença. Em causa está um sintoma de uma condição médica relacionada com a lombar. A dor ciática é um sinal de perturbação da função do  nervo ciático, o maior do corpo humano e pode tornar-se muito incapacitante.

Mike Tyson, de 56 anos, é exemplo disso mesmo. Depois de afirmar que a sua morte estaria para "muito breve", o antigo pugilista foi recentemente fotografado numa cadeira de rodas no Aeroporto de Miami, nos Estados Unidos, devido a uma crise ciática. 

Leia Também: Médicos retiram tumor de 46 quilos de paciente que tinha cancro sem saber

Segundo o ex-atleta, que em julho já tinha sido fotografado a usar uma bengala, é um "problema antigo". Aliás, foram as dores nas costas que o fizeram abandonar o boxe, após uma grave crise, em 2020.

A boa notícia é que a dor ciática pode ser ultrapassada através de repouso, anti-inflamatórios e fisioterapia. Ainda assim, sempre que surjam sintomas mais graves, como dor incapacitante persistente, falta de força no membro e alterações do controlo do esfíncter vesical ou anal, o doente deve consultar um especialista o quanto antes. A cirurgia está indicada quando a dor é muito intensa.

Para preveni-la, deve evitar posturas incorretas, mantidas e repetitivas, sedentarismo, obesidade e esforços excessivos.

Leia Também: O que há a saber sobre a doença maligna diagnosticada a Jane Fonda

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas