Meteorologia

  • 19 MAIO 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 21º

O que há a saber sobre a doença maligna diagnosticada a Jane Fonda

A atriz revelou que já iniciou os tratamentos e afirmou ser uma privilegiada por ter seguro de saúde.

O que há a saber sobre a doença maligna diagnosticada a Jane Fonda
Notícias ao Minuto

08:32 - 05/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Linfoma Não-Hodgkin

"Fui diagnosticada com linfoma não-Hodgkin e iniciei o tratamento de quimioterapia". Foi desta forma que a atriz Jane Fonda revelou, na rede social Instagram, que havia sido diagnosticada com cancro aos 84 anos. Ainda assim, a vencedora de dois vencedora de dois óscares ressalvou que o diagnóstico não é uma sentença. "É um cancro completamente tratável, 80% das pessoas sobrevivem, então sinto-me muita sortuda", disse.

O Linfoma não Hodgkin é um tipo de cancro hematológico com  início no sistema linfático, que faz parte do sistema imunitário, uma espécie de 'exército' no nosso organismo pronto a destruir ameaças exteriores, como bactérias, vírus, parasitas e outros microrganismos, que tentam nos atacar, provocando infecções.

Leia Também: Jane Fonda diagnosticada com cancro aos 84 anos

"O Linfoma não Hodgkin tem início quando um linfócito, uma célula B ou uma célula T se torna anómala. Geralmente, o Linfoma não Hodgkin começa numa célula B, num gânglio linfático. A célula anómala divide-se, para fazer cópias de si própria; as novas células dividem-se novamente, e novamente, originando mais e mais células anómalas. As células anómalas são células cancerígenas, que não morrem quando deviam. Não protegem o organismo de infecções nem de outras doenças. As células cancerígenas podem espalhar-se para quase todas as partes do organismo, ou seja, metastizar", resume o portal da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 

Embora não sejam conhecidas as causas do tumor, sabe-se que os fatores de risco incluem idade avançada, ser do sexo masculino e caucasiano, manter uma dieta  rica em carne e gordura e sofrer de doenças como síndrome de imunodeficiência congénita.

Leia Também: Cancro colorretal. Sinais de alerta que podem salvar-lhe a vida

Os sintomas de linfoma não Hodgkin não são exclusivos da doença. Ainda assim, deverá estar atento se notar um aumento de dimensões dos gânglios no pescoço, axilas e virilhas, febre sem razão, um enorme cansaço, perda de peso, abdómen inchado ou sensação de enfartamento, tosse e dificuldade em respirar, por exemplo.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Jane Fonda (@janefonda)

Leia Também: Sintomas que doentes oncológicos experienciam no WC - sem se aperceberem

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório