Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Cancro colorretal. Sinais de alerta que podem salvar-lhe a vida

Manifestam-se nos olhos.

Cancro colorretal. Sinais de alerta que podem salvar-lhe a vida
Notícias ao Minuto

16:30 - 01/09/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

A mortalidade por cancro colorretal é elevada, mas o rastreio precoce pode melhorar a taxa de sobrevivência. Como tal, é importante conhecer e estar alerta para alguns sinais deste tipo de tumor, também conhecido como cancro do cólon e do reto ou cancro no intestino, aos quais não se presta atenção.

Citada pelo jornal Express Daily, a Cancer Treatment Centers of America alerta: "Os sintomas de cancro colorrectal podem ser menores ou inexistentes durante as fases iniciais da doença, embora possam existir alguns sinais de alerta precoces". Além disso, acrescenta, "os sintomas do cancro colorrectal podem nem manifestar-se até que a doença tenha progredido para a fase 2 ou para além dela".

Leia Também: Sintomas que doentes oncológicos experienciam no WC - sem se aperceberem

A obstipação, diarreia ou, mais frequentemente, uma alternância das duas, por vezes acompanhada por dor abdominal, são alguns dos sintomas mais frequentes. No entanto, os sinais de alerta não se ficam por aí.  A visão desfocada progressiva e a 'cegueira noturna' (nictalopia), por exemplo, podem sinalizar uma retinopatia associada a cancro, de acordo com um estudo publicado no Journal of Clinical Neuroscience. 

No passado, a retinopatia associada ao cancro já havia sido identificada como "o principal sintoma do cancro [intestinal]" pela revista médica de Clinical Case Reports. Estas síndromes paraneoplásicas, isto é, distúrbios que acompanham tumores malignos, mas que não estão diretamente relacionadas com a propagação (metástases) do cancro. São desencadeadas por uma alteração do sistema imunitário.

Leia Também: Boas notícias: Descoberto possível tratamento (inédito) para o cancro

O National Institute of Neurological Disorders and Stroke explica que podem ocorrer quando os anticorpos que combatem o tumor ou os glóbulos brancos atacam erradamente as células normais do sistema nervoso.

A Clínica Cleveland afirma que os tipos de cancro mais susceptíveis de causar síndromes paraneoplásicas são o da mama, gástrico (estômago), leucemia, linfoma e do pulmão.

Leia Também: Este cancro é dos mais mortais mas preveni-lo está nas nossas mãos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório