Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Boas notícias: Descoberto possível tratamento (inédito) para o cancro

Um grupo de investigadores encontrou uma proteína com um papel fundamental no desenvolvimento de tumores. O conhecimento poderá vir a ser aplicado em novos fármacos.

Boas notícias: Descoberto possível tratamento (inédito) para o cancro
Notícias ao Minuto

18:36 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle doenças oncológicas

Investigadores da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, identificaram um mecanismo capaz de travar o crescimento de tumores em células animais, revela um estudo publicado  na revista científica Nature Communications.

Os cientistas descobriram, através de testes feitos em ratos, que a proteína HnRNPK atua a favor do crescimento de tumores no corpo.  Esta micro substância liga-se ao RNA mensageiro codificado por dois genes que estão associados ao desenvolvimento de tumores e impede que seja formada uma fita dupla do RNA. Este movimento mantém os genes separados e favorece o desenvolvimento de cancro.

Leia Também: Cancro da mama. Medicamento mostra mais eficácia do que a quimioterapia

"Manter o RNA destes dois genes separados promove o crescimento de tumores (...). Sem a proteína HnRNPK, as propriedades que promovem o crescimento do tumor são neutralizadas", explica o professor Chandrasekhar Kanduri, um dos autores do estudo, em entrevista ao portal EurekAlert!.

Os cientistas acreditam que medicamentos criados futuramente poderiam ser capazes de bloquear os efeitos da HnRNPK, impedindo o desenvolvimento do tumor. Defendem também que poderão ter menos efeitos secundários em comparação com os tratamentos já existentes. 

Leia Também: "O cancro do pulmão diagnosticado em fases precoces pode ser curável"

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório