Meteorologia

  • 04 OUTUBRO 2022
Tempo
30º
MIN 15º MÁX 31º

Está com sintomas de constipação? Saiba o que deve (ou não) fazer

Engana-se quem acha que as constipações não acontecem no verão.

Está com sintomas de constipação? Saiba o que deve (ou não) fazer
Notícias ao Minuto

12:04 - 16/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Infelizmente, constipações são comuns, durante todo o ano, por isso, é essencial estar bem informado. Para ajudar o The Independent, jornal britânico, contactou uma especialista para saber se é possível prevenir uma constipação e o que se deve, ou não, fazer quando é inevitável. 

Bryony Henderson, médica na Livi, clínica online, começa por explicar que a constipação é uma infeção nas vias respiratórias, provocada por um vírus. Acrescenta ainda que é caracterizada por dois sintomas principais: espirros e pingo no nariz. Aos quais se pode acrescentar dores de cabeça, nariz entupido, garganta irritada, tosse, febre e dores musculares. 

Segundo a especialista, são mais comuns no inverno, no entanto, podem acontecer em qualquer estação. É até muito normal que adultos fiquem constipados duas ou três vezes por ano - número que aumenta quando se fala de crianças.

Leia Também: Covid-19, constipação, gripe ou alergias? Eis as diferenças

Uma constipação pode ser difícil de evitar, no entanto, existem várias coisas que pode fazer, quando sentir os primeiros sintomas, que o vão ajudar a sentir-se melhor. A médica afirma que descansar e dormir bem é essencial, assim como fazer uma alimentação rica em nutrientes e proteína. Também é importante que se mantenha quente e beba muitos líquidos, nomeadamente, água, nestas alturas deve evitar bebidas com muito açúcar. 

"Mel e limão misturados com água morna podem ajudar a acalmar a tosse", diz, acrescentando que esta mistura não deve ser dada a crianças com menos de 12 meses. Já para acalmar a garganta irritada, em adultos, a médica recomenda que se gagueje água com sal. 

Se tiver o nariz entupido pode ser boa ideia inspirar o vapor, durante um duche quente, ou colocar a cabeça, tapada por uma toalha, em cima de uma tigela com água a ferver. O calor vai ajudar a libertar o muco que se acumula.

Quanto a medicação, é importante recordar, segundo a especialista, que antibióticos não são eficazes contra uma constipação. "Só tratam infeções bacterianas", alerta. Se os sintomas forem ligeiros pode tentar comprar medicamentos de venda livre como paracetamol - vão ajudar a atenuar dores ou baixar temperatura corporal alta. 

Medicamentos ou 'sprays' descongestionantes podem ser eficazes, assim como rebuçados, com anti-inflamatórios, que  "não vão curar a sua constipação, mas vão conseguir dar-lhe algum alívio", diz. 

Normalmente, uma constipação não é motivo para uma ida ao médico, no entanto, se os sintomas se agravarem é importante procurar ajuda

Leia Também: Não confunda com gripe! Sintomas de infeção altamente contagiosa

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório