Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Não confunda com gripe! Sintomas de infeção altamente contagiosa

Falamos de poliomielite.

Não confunda com gripe! Sintomas de infeção altamente contagiosa
Notícias ao Minuto

09:35 - 11/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Altamente infeciosa, a poliomielite é uma infeção que se estende intestino a todo o corpo, mas em que o cérebro e a espinal medula são os mais gravemente afetados. O vírus ataca o sistema nervoso e pode causar paralisia irreversível em crianças, sobretudo naquelas que tenham menos de cinco anos.

Geralmente, a infeção transmite-se ao engolir substâncias contaminadas por fezes infetadas. O vírus entra pela boca e replica-se na faringe e no tubo digestivo. Mesmo antes do início dos sintomas, está presente nas fezes. Após a infeção, o vírus passa para a corrente sanguínea, onde infeta as células do sistema nervoso, destruindo neurónios motores. 

Embora não haja cura, a doença pode ser prevenida através da vacinação incluída no calendário de imunizações dos mais novos.

Existem ainda casos de poliomielite derivada da vacina, como os que vieram a público sobre os vírus encontrados nos esgotos de Londres, que são do poliovírus de tipo 2 derivado de vacina. Há menos de um mês, recorde-se que o mesmo tipo de vírus tinha infectado uma pessoa em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

A que sintomas devem os pais estar atentos? 

Segundo a rede de saúde CUF, os sintomas de poliomielite ligeira (que se manifestam entre o terceiro e o quinto dia após a infeção), a mais comum nas crianças mais jovens, consistem numa sensação de mal-estar geral, febre ligeira, dor de cabeça, irritação da garganta e vómitos. "A recuperação faz-se normalmente em 24 a 72 horas", diz.

Na poliomielite grave, mais provável nas crianças mais velhas e nos adultos, os sintomas (que surgem entre o sétimo e o 14.º dia) incluem febre, dor de cabeça e muscular profunda, rigidez do pescoço, dor nas costas, sensações de picadas em algumas zonas da pele, sensibilidade à dor, dificuldade em engolir saliva, alimentos ou líquidos, e debilidade de um ou mais músculos.

"Alguns pacientes desenvolvem outras complicações 20 a 30 anos depois de terem sofrido um ataque de poliomielite", alerta a CUF, acrescentando que esta doença (síndroma de pós-poliomielite) consiste "numa fraqueza muscular progressiva, que muitas vezes provoca invalidez".

Leia Também: Poliomielite. Londres anuncia vacinação urgente para crianças até 9 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório