Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Beber azeite faz bem à saúde? Saiba o que dizem os especialistas

Os 'shots' diários de azeite são populares, no entanto, é possível que não sejam muito saudáveis.

Beber azeite faz bem à saúde? Saiba o que dizem os especialistas
Notícias ao Minuto

16:30 - 10/08/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Já toda a gente sabe que o azeite tem muitos benefícios para a saúde e é um ingrediente essencial, para muitas pessoas, na cozinha. Recentemente, beber azeite tornou-se uma tendência, no entanto, é provável que não seja algo assim tão benéfico. 

Quem o diz é a Patient, plataforma especializada em saúde, que falou com vários especialistas. Primeiro é essencial perceber que o azeite é, efetivamente, rico em antioxidantes, gordura monoinsaturada (que é considerada saudável) e tem propriedades anti inflamatórias. Graças a tudo isto já foi relacionado, por vários especialistas, com a redução do riso de diferentes doenças graves incluindo cancro e artrite reumatoide. 

No entanto, para conseguir todos estes benefícios não há necessidade de o beber, explica a nutricionista Kirsten Jackson. Acrescentando que beber azeite (que tem cerca de 110 calorias por colher de sopa) pode fazer com consuma calorias a mais e ganhe peso. 

Leia Também: O consumo elevado deste (popular) alimento aumenta a longevidade

Além disto, a nutricionista também refutou alguns dos alegados benefícios de beber azeite, dizendo que, no geral, não ajuda a reduzir o inchaço. Confirma também que o azeite tem nutrientes benéficos para a pele que podem, por exemplo, estimular a produção de colagénio. Mesmo assim, segundo a especialista, não existem provas de que isto aconteça quando se bebe azeite. 

Tendo isto em conta, vários especialistas, dizem que usar azeite para cozinhar, numa dieta equilibrada e mediterrânica, já é o suficiente para conseguir sentir benefícios. É também uma forma de garantir que não consome, desnecessariamente, gordura em excesso. 

A Autoridade Europeia de Segurança Alimentar (EFSA) e a Food and Drug Association (FDA) recomendam uma dose diária de duas colheres de sopa de azeite extra virgem, para reduzir o risco de problemas de saúde como inflamação e promover a saúde do coração.

Leia Também: Beber café com limão para perder peso? Tudo o que precisa de saber

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório