Procurar

França está em flor! Os melhores locais para ver os campos de lavanda

Entre os meses de junho e agosto, o sul de França enche-se de cheiro a alfazema, de cor lilás e do som das cigarras. Conheça as melhores regiões para ver o espetáculo natural dos campos de lavanda.

França está em flor! Os melhores locais para ver os campos de lavanda França está em flor! Os melhores locais para ver os campos de lavanda
Anterior Seguinte
Galeria

5 Fotos

© Shutterstock

Sofia Robert
03/07/2025 09:11 ‧ há 3 meses por Sofia Robert

Lifestyle

Viagens

Estamos na época da floração da lavanda. E, se está a pensar visitar França para assistir ao incrível espetáculo natural de azul-violeta a perder de vista e o som das cigarras em pano de fundo, nas regiões de Auvergne-Rhône-Alpes e sul da Provença, indicamos-lhe os melhores locais para ver os campos desta flor apelidada de 'ouro azul'.

 

Este ano, a época decorre desde 1 de junho a 31 de agosto, com o pico no final de junho a final de julho.

Tudo começa nas zonas de baixa altitude, como Rhône, Luberon, e Valensole, passando depois para as zonas mais altas, como Baronnies, Diois, Plateau d’Albion, e Lure, conforme se pode ler num artigo do Le Figaro.

Lavanda das planícies da Drôme Provençale ao vale do Buëch

A partir de meados de junho, o lavandim começa a florescer nas planícies da Drôme Provençale: nas zonas de Grignan, Tricastin e Nyons. A floração começa também em Crest, para ser colhida no início de julho. Mais a leste, no vale do Buëch (Hautes-Alpes), a floração tem lugar entre o final de junho e o início de julho nas zonas altas (Laborel, Mévouillon), prolongando-se a colheita até ao início de agosto. A floração prolonga-se até meados de julho nas microrregiões mais altas (Vinsobres, Roche Saint-Secret).

A lavanda distingue-se pelos seus bagos, que começam por ser azulados antes de se tornarem roxos. Já o lavandim é o resultado da hibridação entre duas espécies de lavanda e é mais uniformemente roxo.

Lavanda das alturas em Vercors, Diois e Haut-Buëch

Em redor das aldeias de montanha, a lavanda das alturas floresce longe das cidades e das estradas principais. A estas altitudes, a melhor época para subir e conhecer é em julho, no Haut-Diois e no Haut-Buëch, onde este espetáculo visual e olfativo se prolonga até ao início de agosto.

Leia Também: Cinco escapadinhas europeias para quem não gosta de praia

Do vale do Ródano aos contrafortes dos Pré-Alpes, passando pelos Baronnies

As vastas extensões de campos de lavandim são atravessadas por pistas sinuosas. Nos Baronnies, região de média montanha, as flores começam a desabrochar a partir da terceira semana de junho.

Visite a região entre Vaison-la-Romaine a Sisteron. Ao longo do caminho, vai-se apaixonar pela Abadia de Notre-Dame de Sénanque, em Gordes (Vaucluse). Junto ao mosteiro e à igreja românica, um campo de lavanda aumenta a poesia do local entre meados de junho e meados de julho.

Todo o nordeste da região de Vaucluse está decorado de lilás: a região de Ventoux, as montanhas de Lure, a região de Sault, a região de Apt e o Luberon. Os campos de lavanda e de lavandin crescem a menos de 800 metros de altitude, e a planície de Pays d'Apt veste-se de azul-púrpura de meados de junho a meados de julho.

Nos Alpes de Haute-Provence

Mais a leste, encontra os campos das regiões de Forcalquier e de Digne, de Verdon, do planalto de Valensole e das montanhas de Lure. Nos arredores de Valensole, a floração começa em meados de junho; no Pays de Forcalquier e no Plateau d'Albion, prolonga-se do fim de junho ao fim de julho. Já nas regiões de Dignois e de Haut-Verdon, prolonga-se até ao início de agosto.

O local de eleição para ver os campos de lavanda: o planalto de Valensole. As fileiras de plantas alinhadas na perfeição, que se estendem a perder de vista e ondulam suavemente pelos vales, fazem deste um local particularmente fotogénico. 

Lavanda selvagem dos Préalpes d'Azur ao Pays de Grasse

É nesta zona que vai encontrar, sobretudo, lavanda selvagem que cresce nas encostas das montanhas a partir do final de junho. Como raramente é colhida, pode ser admirada durante muito mais tempo. Na região de Grasse, as flores são abundantes e perfumadas em junho e julho. Utilizada na perfumaria, a alfazema de Grasse cresce frequentemente perto de tomilho e alecrim.

Carregue na galeria para conhecer melhor os campos destas regiões.

Leia Também: Cinco escapadinhas gastronómicas imperdíveis (e o que comer em cada uma)

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10