Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

As formas mais saudáveis de comer arroz branco

Aponte as sugestões!

As formas mais saudáveis de comer arroz branco
Notícias ao Minuto

18:30 - 29/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

Engana-se quem acha que o arroz branco é o inimigo. Pode (e deve) ser uma parte essencial da sua alimentação, tudo o que precisa de fazer é equilibrar as suas refeições, ou seja, o arroz deve ser acompanhamento de alimentos ricos em nutrientes e proteínas. 

Para esclarecer dúvidas a Healthline - plataforma especializada em saúde - falou com nutricionistas. O resultado? Uma série de dicas que o vão "ensinar" a comer arroz branco da forma mais saudável. 

A primeira sugestão é que o acompanhe com ervilhas e feijão.  São leguminosas ricas em fibras, antioxidantes e outros nutrientes que fazem muito bem aos níveis de açúcar no sangue, colesterol e pressão arterial. Além disto, quando junta ervilhas, feijões e arroz consegue criar uma proteína completa, ou seja, tem os nove aminoácidos essenciais num prato. Ou, se quiser, também pode adicionar um pedaço de carne, desde que o equilibre, corretamente, com vegetais e arroz, para uma refeição equilibrada.

Leia Também: Os superalimentos que pode (e deve) comer durante o verão

Também pode ser boa ideia fazer um arroz de vegetais - cenouras, espinafres ou abóbora -, porque tem nutrientes como cálcio, Vitamina C, ferro e folato que ajudam a baixar os níveis  de colesterol e açúcar no sangue e podem reduzir o risco de alguns tipos de cancro. 

Acompanhar arroz branco com peixe também só tem benefícios já que especialistas recomendam que se consuma, pelo menos duas vezes por semana, para melhorar a saúde do coração, nervos e fígado. Além disto, o peixe tem, normalmente, ómega-3, proteína, e também é um poderoso anti-inflamatório e antioxidante.

A sugestão mais criativa da Healthline é que faça pimentos recheados, com arroz branco e legumes, um prato nutritivo e com muitos benefícios. Isto porque os pimentos têm potenciais benefícios contra o desenvolvimento de cancro e também têm propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e antifúngicas.

Leia Também: Arroz branco ou integral? Afinal qual é o mais saudável

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório