Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

'Road rage': Aprenda a manter a calma no trânsito

Saiba quais são as recomendações de especialistas para evitar a 'road rage'.

'Road rage': Aprenda a manter a calma no trânsito
Notícias ao Minuto

21:00 - 05/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Stress

É provável que já tenha assistido ou passado por um episódio de 'road rage' - termo usado para descrever uma condução agressiva provocada pelo stress. Às vezes, as filas de trânsito (ou a condução no geral) trazem ao de cima o pior de todos nós, no entanto, é importante saber manter a calma para não fazer subir os níveis de stress e evitar acidentes e outros problemas. 

Isto acontece, regularmente, quando se é ultrapassado, no trânsito, de uma forma abrupta, explica à CNN Ryan Martin da College of Arts, Humanities, and Social Sciences na University of Wisconsin-Green Bay. Momentos como este podem levar as pessoas a tomar más decisões e resultar em acidentes com consequências graves.

Muitos condutores sentem que são anónimos na estrada, esclarece Emanuel Robinson do Center of Human Performance and Safety at Battellealgo. Condição que os leva a tomar más decisões, algo que não aconteceria numa situação normal. 

Leia Também: Só consegue pensar no 'pior cenário possível'? Aprenda a lidar com isso

O investigador dá até o exemplo de que não seria normal ver alguém a passar à frente numa fila normal, com pessoas em pé, afirmando que as pessoas criam uma 'persona' ou personalidade - mais agressiva e volátil - quando se sentam atrás do volante. 

A CNN deixa duas dicas que deve apontar e pôr em prática durante a próxima saída de carro. Quando está nervoso e zangado, pode ser difícil conseguir analisar as diferentes perspetivas de uma situação e, nesses momentos, é importante, de acordo com o investigador, respirar fundo e não responder ao que aconteceu imediatamente. 

Ouvir música ou podcasts relaxantes, enquanto conduz, pode ser uma boa ideia. "É difícil ficar zangado quando se está fascinado por um podcast porque se está focado em ouvi-lo", acrescenta Emanuel Robinson.

Se filas de trânsito e engarrafamentos forem um assunto sensível para si pode sempre encontrar rotas secundárias e alternativas que permitam evitar a confusão. 

Para as pessoas que já sabem que vão ter problemas com o trânsito, Ryan Martin recomenda que criem diferentes mecanismos para lidar com a situação, mesmo antes de sair de casa. Podendo, por exemplo, treinar a reação que eventualmente terá quando outro carro o ultrapassar.

Sair mais cedo de casa também é sempre boa ideia, especialmente, quando se tem receio de chegar ao destino atrasado, no entanto, quando isso acontece tente não pensar muito no assunto e faça alguns exercícios de respiração para se acalmar.

Leia Também: Esteja alerta. Seis sinais de que precisa parar de conduzir

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório