Meteorologia

  • 19 AGOSTO 2022
Tempo
22º
MIN 22º MÁX 37º

Só consegue pensar no 'pior cenário possível'? Aprenda a lidar com isso

Conheça quatro técnicas que podem ajudar a reduzir o stress.

Só consegue pensar no 'pior cenário possível'? Aprenda a lidar com isso
Notícias ao Minuto

09:02 - 03/07/22 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde mental

Sabe o que é 'catastrophizing'? Trata-se de um termo que se refere à tendência de assumir que o 'pior cenário possível' se vai concretizar. Pensamentos que estão relacionados com ansiedade, que aumentam os níveis de stress e que nos podem impedir de fazer certas coisas e tomar decisões. 

Existem diferentes formas de contrariar e atenuar estes pensamentos. Patricia Riddell, professora de neurociência aplicada na University of Reading, explicou ao Science Alert quais são. 

Tome decisões de manhã 

"Quando estamos a dormir a parte racional do nosso cérebro reduz e a atividade na parte mais emocional aumenta". Por isso, é que, normalmente, todas as questões e pensamentos que nos afligem sobre o futuro, trabalho ou até relacionamentos aparecem à noite. Tudo isto pode levar a que se concentre nas coisas erradas e comece a 'catastrophizing'.  Para se acalmar pode ser útil, antes de ir dormir, começar a pensar que essas preocupações não são racionais, ou esperar pela manhã para tomar decisões, quando o seu cérebro estiver descansado.

Ensine o seu "crítico interior" a ter mais compaixão 

É provável que o seu 'crítico interior' - aquela vozinha que analisa todos os seus passos e decisões - seja o seu pior inimigo. Normalmente, usa linguagem agressiva e é preciso ter atenção a isso, já que o pode deixar mais emotivo. Então é importante que aprenda a falar de si próprio como falaria dos outros, isto é, de uma forma mais calma e com mais compaixão. 

Invente uma história melhor 

Um pensamento que, segundo a professora universitária, devemos guardar para utilizar em situações de stress é "se não correu mal no passado, é improvável que aconteça no futuro". Para pessoas que têm tendência a 'catastrophizing' sobre eventos futuros o melhor é começar a pensar nas diferentes formas em que esse evento pode correr bem. Outra estratégia é imaginar diferentes histórias sobre o que poderá acontecer. "Isso pode ajudar a lembrá-lo de que as histórias que está a contar a si próprio são apenas isso – histórias".

Seja mais simpático para si mesmo

É essencial que tente ser "mais simpático" consigo próprio quando pensa no futuro. "A compaixão e a empatia evoluíram para nos ajudar a interagir bem com os outros." O que significa que também devem ser usadas por si. Pode sempre ajudar falar com amigos que estejam em situações semelhantes. 

Leia Também: O stress social pode estar a envelhecer o seu sistema imunitário

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório