Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 18º

Festa junta mais de 50 produtores de vinho portugueses em Londres 

Mais de 50 produtores de vinhos portugueses vão estar na "Festa" em Londres no próximo fim de semana, um evento inspirado nas festividades dos santos populares que pretende celebrar e dar a descobrir Portugal com gastronomia e cultura. 

Festa junta mais de 50 produtores de vinho portugueses em Londres 
Notícias ao Minuto

08:47 - 19/06/22 por Lusa

Lifestyle Enocultura

"Todo o festival é uma viagem por Portugal. A primeira coisa que as pessoas vêem à entrada são barris onde os produtores vão estar com os vinhos, num percurso geográfico, que começa pelas ilhas e segue pelo sul de Portugal, Algarve e Alentejo, até Minho e Trás-os-Montes, no norte", descreveu o organizador, Max Graham, à agência Lusa. 

O fundador do restaurante Bar Douro garante que muitos destes produtores nunca estiveram no Reino Unido e esta é uma ocasião inédita para os londrinos provarem vinhos de propriedades pequenas e quantidades limitadas, feitas por verdadeiros "artesãos".

No meio do festival vai estar um espaço gastronómico com pratos do 'chef' Leandro Carreira, dos restaurantes londrinos portugueses Volta do Mar e Bar Douro, bem como uma 'roulote' de venda de bifanas, e ainda um mercado com outros produtos. 

A festa não podia estar completa sem música, que terá vários artistas e DJs, diz o organizador, contribuindo para uma "experiência multissensorial".

A ideia do evento foi concebida pelo empresário luso-britânico juntamente com a crítica de vinhos britânica Sarah Ahmed e começou a germinar em 2018, quando ambos promoveram vários jantares temáticos para dar a provar vinhos portugueses na capital britânica.

Devido à pandemia, a iniciativa teve de esperar, tendo os dois colaborado na criação de uma loja de vinhos online e num clube de vinhos, que teve algum sucesso na promoção de novos produtores junto dos enófilos britânicos. 

"No fundo, agora que estamos a sair da pandemia, sentimos que as pessoas precisavam de uma celebração, e esta é uma celebração de Portugal em Londres. É por isso que se chama Festa", disse Graham.

O evento, que se realiza nos dias 24 e 25 de junho no pavilhão Tobacco Dock London, distingue-se de outras provas de vinho por não ser reservado a especialistas e profissionais, e incluir comida e música.

"Não há eventos suficientes destes que sejam mais focados no consumidor. Quero que as pessoas que têm uma ligação a Portugal tenham um sentimento de estar em casa, e quero também proporcionar uma descoberta do país", resumiu.

Leia Também: Quer piquenicar, mas dispensa o trabalho? Estes sítios tratam de tudo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório